Páginas

segunda-feira, 11 de março de 2013

PONTOS GATILHOS – OS FAMOSOS “NÓS” NA MUSCULATURA




Todo mundo já passou por aquele período de stress e tensão ( após o trabalho, briga em família etc.) onde a musculatura entra em um estado de contração que não é possível relaxar, nem com ajuda de medicamentos. Na hora da palpação essa pessoa percebe nitidamente áreas de maior sensibilidade e alguns “caroços” na musculatura.
Pontos de gatilhos são chamados de trigger point.
É um ponto ou nó dentro do músculo ou tendão que é super sensível e dolorido quando pressionado. Podem produzir dor à distância (dor referida) quando está irritado.
A dor referida pode se manifestar mesmo sem a dígito pressão, diz-se então que o trigger point está ativo. Os Trigger Points podem causar vários sintomas na estrutura locomotora do corpo. Enxaquecas, torcicolo, tendinite, lombalgias, dores nos braços e nas pernas e dores no nervo ciático.

As causas mais comuns de ativação de um trigger point são:
Movimentos repetitivos
Sobrecarga
Desequilíbrio na articulação
Frio/vento
Movimentos rápidos
Contração muscular extrema por muito tempo
Outros trigger points
Trauma
Doenças
Estresse.
Vale lembrar que existem mais de 8 tipos de distúrbios com nomes diversos e pontos associados. E dentro do universo dos pontos de gatilho já foram identificados 05 diferentes tipos.
As técnicas recomendadas são: Massagem Terapêutica, Terapia para Trigger Points, Terapia miofascial, Alongamentos terapêuticos, Crioterapia e métodos associados.

ABRAMC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails