Páginas

terça-feira, 26 de março de 2013

Dores na costas, ciático e travamentos


  A coluna do ser humano tem curvaturas e estruturas que dão, em condições normais,sustentação e equilíbrio. É constituída por 30 vértebras ou peças mais ou menos livres e ao mesmo tempo interligadas para formar uma única estrutura: a coluna. Compõe-se de 5 vértebras cervicais (pescoço), 12 toráxicas (costas), 5 lombares, 5 sacrais e o coccix, em geral com discos intervertebrais de proteção e para flexibilidade.
     
 A coluna tem grande resistência, inclusive para suportar pesos inimagináveis, desde que os movimentos, levantamentos de pesos, sejam feitos obedecendo posições *ortostáticas e sempre junto ao corpo, sem lateralizar pesos, ou seja, que não fiquem distantes do eixo da própria coluna (corpo), pois neste caso, a capacidade de resistência da coluna reduz-se a menos de 10% da capacidade original.
    
 Além disso, as tensões emocionais prejudicam e contribuem para produzir desvios e desalinhamentos nas vértebras, causando muitas vezes dores terríveis e continuadas, principalmente do pescoço, nas costas e região lombar. Por exemplo, pinçamentos do ciático que costumam “descer” por uma das pernas.
       
Tais situações nem sempre são consideradas pela medicina Ortopédica, pois os protocolos da área não consideram a maior parte desses desalinhamentos.
      
Por isso surgiu a Quiroprática, que propicia ajustes desses desalinhamentos, buscando restabelecer a normalidade da coluna de forma não invasiva, sem cirurgias e/ou infiltrações. Em certos casos, a Acupuntura também poderá ser útil. 
     
Visto que as inervações duplas que saem das vértebras aos órgãos ou estruturas internas são afetadas por compressões durante os desalinhamentos, é conveniente considerar também tratamentos a esses órgãos ou estruturas para fechar este ciclo.
     
 Tudo isto é detectável pela Naturopatia Vibracional durante a análise energética, a partir do que poderão ser feitas correções quiropráticas e os tratamentos complementares necessários.
Nota do Autor:

*Significado de Ortostático
adj. Que diz respeito à ortostasia, à posição vertical.
Na medicina diz-se de fenômenos que só se produzem em consequência da posição em pé.
institutobrasileirodenaturopatia

2 comentários:

  1. Quando comecei a trabalhar em uma empresa de fisioterapia, uma das primeiras coisas que a dona da empresa me perguntou foi sobre esse assunto.
    Graças a Deus consegui a vaga na época, e tive a oportunidade de aprender boas coisas lá, praticamente um novo rumo para minha carreira profissional.

    Ótimo post como sempre.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails