Páginas

segunda-feira, 25 de março de 2013

Massagem e câimbras musculares



É um espasmo local. Qualquer fator irritativo ou anormalidade metabólica em um músculo, como frio muito forte,ocorre uma redução do fluxo sanguíneo para o músculo ou excesso de atividades do músculo pode provocar dor ou outros tipos de impulsos sensoriais que são transmitidos do músculo para a medula espinhal, causando assim, a contração reflexa do músculo. 

Essa contração, por seu turno, estimula mais os mesmos receptores sensoriais o que faz com que  a medula espinhal  aumente ainda mais a intensidade da contração. Assim se inicia um mecanismo de feedback positivo de forma que pequena quantidade de irritação inicial provoca contração cada vez maior até que a câimbra muscular se estabeleça. 


câimbra ocorre por um processo anaeróbico e é doloroso. A câimbra tetânica ocorre por um acúmulo de ácido lático no músculo. As células musculares não conseguem quebrar o ADP em ATP por causa da contração lenta (baixo potencial de ação) em relação a um músculo normal, tendo um acúmulo de ácido lático. A fadiga muscular dá câimbra e vice-versa.




Fonte: Fisiologia humana e mecanismos das doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails