Páginas

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Tui Na: a massagem chinesa com efeito relaxante e terapêutico


     
Eliminação de toxinas e benefícios para a musculatura e o emocional fazem parte dessa terapia, como explica biomédica Naiara Valim
A Tui Na é uma massagem de origem chinesa que possui efeitos relaxantes e terapêuticos.
Essa massagem é baseada nos fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa, em que o indivíduo é avaliado e tratado como um todo.
A massagem pode ser feita com óleos, pós ou cremes. Pode-se utilizar substâncias medicinais através desses meios para potencializar o efeito terapêutico ou relaxante da massagem.
Nesse tipo de massagem são realizadas manobras que podem ser mais Yin ou mais Yang, dependendo do caso a ser tratado. Cada manobra pode ser modificada em termos de intensidade e velocidade, de acordo com cada caso. Por exemplo, uma manobra realizada com mais vigor é mais Yang e uma manobra feita mais lentamente é mais Yin. Dizemos que é mais Yin ou mais Yang, pois nada é totalmente Yin ou Yang; sempre vai haver um pouco de Yin dentro do Yang e vice-versa. Cabe ao profissional avaliar o paciente e determinar se são necessárias manobras mais Yin ou mais Yang, de acordo com suas necessidades.
Durante as manobras os meridianos e pontos de Acupuntura são estimulados, ajudando a equilibrar o organismo. As manobras desobstruem os meridianos, contribuindo para melhorar a circulação de energia, melhorando a saúde geral do indivíduo.
Existem manobras de Tui Na para o corpo todo (braços, pernas, mãos, pés, costas, abdome, pescoço, cabeça). Pode ser realizada a massagem completa nos casos de relaxamento e em casos onde se pretende o efeito terapêutico (para dores, por exemplo), focamos na área específica a ser tratada. A duração da sessão completa (no corpo todo) é uma hora e meia e a sessão específica (geralmente em uma ou duas áreas do corpo) dura em torno de 30 minutos.
Quando aplicada regularmente, essa massagem é capaz de estimular as defesas do organismo, impedindo que as doenças se instalem no indivíduo
A Tui Na pode ser aplicada em crianças de todas as idades, auxiliando no desenvolvimento, fortalecendo os sistemas autoimune, neuromuscular e esquelético. Pode ser usada também para acalmar crianças muito agitadas e ansiosas. Neste caso, as manobras são adaptadas especificamente para as crianças.
Alguns benefícios da Tui Na:
Facilita a eliminação de toxinas por ativar a circulação sanguínea e linfática - A massagem melhora a oxigenação dos tecidos e estimula a circulação sanguínea e linfática, facilitando a eliminação das toxinas; estimula e tonifica a pele, o que a torna mais bonita.
Beneficia a musculatura - As técnicas são ótimas para aliviar dores musculares, que acontecem por falta de exercícios ou por excesso de estresse.
Benefícios sobre as emoções - A Tui Na age no equilíbrio das emoções, gerando uma sensação de bem-estar.
A Tui Na trata dores nas articulações, em toda a coluna vertebral e nos músculos, propicia equilíbrio emocional, além de tratar diversos problemas fisiológicos, como por exemplo, cólicas, TPM, estresse, depressão, ansiedade e problemas digestivos.
Essa massagem pode ainda ser associada a outras técnicas da Medicina Tradicional Chinesa como a Acupuntura e a Aurículoterapia. Alguns estudos mostram que quando a Tui Na é acrescentada ao tratamento de determinadas doenças há um aumento na sua eficácia, melhorando a performance do indivíduo na busca para sua homeostase (equilíbrio) e cura.
A Tui Na não deve ser aplicada em pessoas com problemas cardíacos, câncer (principalmente nos vasos linfáticos e na pele) e osteoporose. Não se deve aplicar a massagem em feridas ou na pele inflamada (casos como psoríase, eczema). Nas grávidas a massagem não deve ser aplicada no abdome e na parte inferior das costas.
Procure sempre um profissional qualificado e desfrute dos benefícios da Tui Na!
Naiara Cristina Pimentel Valim, Biomédica (Universidade Severino Sombra, Vassouras – RJ), especialista em Acupuntura (Incisa-IMAM, Volta Redonda – RJ). Atendo em consultório particular em Barra do Piraí (RJ) com Acupuntura, Acupuntura Estética, Aurículoterapia e Tui Na (massagem chinesa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails