Páginas

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Como eliminar o peso e a dor nas costas?


     
Aprenda a fazer compressas, automassagem, alongamento e meditação, com dicas da terapeuta corporal Monik Ornellas
De 100% das pessoas que atendo 95% delas estão com problemas nos ombros e cheias de nódulos no pescoço e ombros.
Isso acontece porque temos um pequenino problema de uso exacerbado do mental. Abrimos mão de todo arsenal que somos (emocional, energético, sensorial) para usar somente uma das muitas ferramentas que possuímos para analisar e decidir: o cabeção.

Como boa parte da energia do mental se concentra na região do cérebro, todo o contexto que o sustenta fica sobrecarregado. Como bons burros-de-carga, vivemos sobrecarregamos dos nossos problemas, e de quebra, ainda puxamos os dos outros e os jogamos no lombo.
Nosso corpo não foi feito para carregar tanto peso emocional e mental, dessa forma, ele traduz toda essa carga em nós de tensão, inflamações, hérnias e tendinites.
Dentro de uma visão metafísica, para termos um pescoço e cabeça saudáveis, é preciso ver além. Nosso pescoço nos proporciona uma visão de 360º, quando ele está preso, nos diz que estamos com uma visão limitada para as situações que se apresentam.
A quantidade de nódulos é a mesma quantidade de nós que não conseguimos resolver pensando, pensando, pensando, e são esses mesmos nós que atravancam a energia do pescoço e nuca, pesando nos ombros.
E anote aí: se, seus ombros e pescoço estão tensos, pesados e com nódulos, seu maxilar também estará. Há um triangulo de tensão que se forma quando estamos muitos estressados, pois tendemos a contrair os ombros, reter e respiração e trincar os dentes.
Por esse motivo, muitos probleminhas dentários, de ouvido e até oculares são pura tensão. Tensão retida nos ombros e pescoço também causam dores de cabeça, dificuldade de dormir, entre diversos outros sintomas.
E não se esqueça: você tem um corpo integrado, logo, tensão nos ombros quer dizer, tensão em toda coluna, e quando a coluna está tensa ela distribui tal informação para todo o corpo, sendo assim, cuide dele com carinho:
Automassagem:
Sente numa posição confortável, com as mãos em forma de concha, encaixe a ponta dos dedos na base do pescoço e vá puxando os braços para frente, fazendo com que a pressão da ponta dos dedos massageie toda a região da nuca, pescoço e ombros. Alterne a pressão com respirações profundas e busque soltar toda tensão em sua expiração.
Compressa:
Você pode fazer uso de compressas, é uma terapia simples e muito relaxante. Pegue um tecido de algodão de boa absorção e umedeça-o numa vasilha com água bem quente, deixe repousar sobre os ombros. Renove a água do tecido sempre que ela amornar. *Não utilizar em casos de inflamação localizada: tendinite, bursite.
Como você dorme?
Observe o travesseiro que usa, não deve ser nem muito alto, nem baixo. O ideal é que altura dele ajude a manter a cabeça alinhada a coluna, mesmo dormindo.
Alongamento:
Lembrando que um bom alongamento leva de 20 a 30 segundos em cada posição, respirando profundamente. Lateral: puxe o pescoço para o lado direito, depois para o esquerdo. Quando for alongar para frente, sente com a coluna reta e busque colocar o queixo no peito, dessa forma, você alonga toda coluna.
Medite:
Meditar não é o ato de não pensar. Tentar não pensar é o mesmo que reforçar a necessidade de pensar.
Uma técnica bem simples é a da respiração: coloque toda sua atenção no ato de respirar. Esteja atento a todo o processo: Inspire o mais devagar que puder até encher o pulmão totalmente, prenda cheio por alguns segundos, esvazie bem devagar e prenda vazio. Fique nesse processo por pelo menos 20 minutos.
Ainda assim, no início, a mente irá divagar nos problemas e afazeres, o que é super normal. Não se chateie, nem lute contra ela, assim que lembrar da respiração, volte sua atenção novamente para ela. Repita esse processo quantas vezes for necessário. Com o tempo e prática você irá alcançar a tranquilidade, criando um esvaziamento do mental ao entrar num estado de relaxamento profundo.
Use seus outros potenciais:
Pensar é bom, mas a mente tem seus limites. Para isso somos munidos de sentimentos e intuições que são os sinais mais verdadeiros que possuímos para nos guiar entre que é bom ou não para nós. Aprenda a escutá-los e respeitá-los, a meditação acima é um bom processo para esse aprendizado.
Abra seus olhos físicos, mentais e emocionais para a vida, explore toda amplitude de seu olhar, libere-se dos pesos físicos, emocionais e mentais que também não te servem mais e abrace tudo que há de bom à sua volta. Isso sim são pescoço, ombro e nuca saudáveis!
Monik Ornellas é Terapeuta Corporal e Aromaterapeuta da Aromas & Sinergias. Facilitadora dos Cursos de Reflexologia e Consciência na Realidade. Acesse: http://consciencianarealidade.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails