Páginas

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Mitos e verdades sobre Coluna Vertebral

Mitos e verdades sobre Coluna Vertebral

1º Praticar natação ajuda a corrigir escoliose?
Mito. A natação, por ser uma atividade simétrica, não pode colaborar na correção da curva escoliótica. Este exercício, além de trabalhar o fortalecimento muscular, promove o alongamento de forma equilibrada utilizando os dois lados com a mesma intensidade. Ao contrário do tratamento, que muitas vezes visa corrigir a escoliose com distribuições diferentes em cada lado da coluna, para equilibrar a cadeia cinética posterior. Além disso, algumas modalidades da natação, como borboleta e nado peito, podem prejudicar a coluna, gerando sobrecarga excessiva sobre a região. A natação como atividade física é excelente, mas não é um tratamento para a coluna, essa ideia surgiu (sem estudos) por volta da década de 80 quando a aeróbica de alto impacto (febre na época) andou fazendo diversas vítimas em consequência do impacto.


2º Cruzar as pernas pode prejudicar a coluna?

Verdade. Claro que o hábito de cruzar as pernas, para as mulheres, é uma posição confortável, além de elegante, porém, é preciso ficar atento para não abusar deste hábito e prejudicar a saúde. Ao cruzar as pernas, a coluna vertebral se desvia para a esquerda ou para a direita, devido o desequilíbrio da região pélvica. Outro problema que pode ser ocasionado por este costume, além de prejudicar o fluxo sanguíneo, é a escoliose (desvio da coluna vertebral no plano frontal).

3º Dormir no chão – ou num colchão duro – é bom para as costas?
Mito. A rigidez poderá agravar, ainda mais, a contratura muscular. Durante uma provável crise de dor nas costas, a pessoa deve repousar em seu próprio colchão, podendo deitar-se de lado, com um travesseiro entre as pernas. O colchão ideal deve ter a resistência de acordo com o peso da pessoa.

4º Cirurgia é a única saída para acabar com a hérnia de disco?
Mito. Hérnias de disco representam uma causa comum de dor nas costas. Mas não é a única. Ao identificar uma hérnia de disco, o médico, neurocirurgião, deve estar atento para outros problemas na coluna que podem acompanhar essa condição. Desta forma, pesa na decisão do médico a associação com outras alterações e como elas se traduzem clinicamente. Além disso, a decisão deve ser baseada mais no prejuízo que a doença traz para o paciente em termos de perda de horas de trabalho e lazer, limitações físicas para as atividades do dia-a-dia e perda na qualidade de vida e menos no resultado dos exames de imagem. Antes de ser submetido a cirurgia tenha certeza de que fez o tratamento conservador (sem cirurgia) indicado a seu caso, diversos estudos demonstram que a longo prazo o tratamento conservador é mais eficiente que a cirurgia.

5º Todos que sofrem de dor nas costas devem realizar uma ressonância magnética?
Mito. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 80% das pessoas sofrem ou sofrerão de dor nas costas pelo menos uma vez na vida. Entretanto, o primeiro passo para combater este mal é procurar um especialista e descobrir as causas para solucionar de vez este problema.

6º Estalar o pescoço com o movimento da cabeça faz mal à coluna?
Verdade. Apesar de esse hábito propiciar alívio para alguns nunca se deve fazer isso. Auto-estalar a coluna e o pescoço prejudica – e muito – suas articulações, além de causar, em alguns casos, dores de cabeça, zumbidos e vertigens. Esse procedimento só deve ser realizado por alguém que estudou para fazer isso.

7º Fumantes têm mais dores nas costas do que não fumantes?
Verdade. O cigarro, não faz bem a nenhuma parte do corpo humano, e em relação às costas, não poderia ser diferente. Os fumantes inalam mais substâncias tóxicas, sendo assim, prejudicam a circulação sanguínea no disco intervertebral, que pode causar mais dores na região.

8º Atletas não sofrem de dores na coluna?
Mito. A atividade física é fundamental para evitar problemas na coluna e como complemento do tratamento, mas a atividade física em nível de competição é prejudicial não só a coluna, mas a muitas outras partes do corpo.

9º Problemas de coluna não tem cura?
Mito. Muitos dos problemas de coluna são curáveis (origem muscular), porém, doenças degenerativas não tem cura, seja através de fisioterapia ou cirurgia, nenhum profissional pode garantir que algum procedimento seja 100% eficaz, existem muitos fatores que interferem na evolução do quadro do paciente. Onde a estrutura se degenerou o tratamento conservador associado a um programa de atividade física orientado e acompanhado de perto é uma excelente opção, mesmo que não haja cura o tratamento especializado dá ao paciente uma boa qualidade de vida evitando crises e amenizando a intensidade das dores no caso do aparecimento de crises.

Os problemas de coluna crescem a cada dia, acometendo mais de 80% da população mundial, sendo uma das principais causas de afastamento do trabalho, internações e aposentadorias precoces. Apesar de existir tratamentos eficazes para esse mal, algumas mudanças de hábito devem ser adotadas, por melhor que seja o tratamento (conservador ou cirúrgico), se não houver mudanças no estilo de vida dos pacientes recidivas (novas crises) sempre aparecerão: Ficar atento à postura, não permanecer longos períodos numa mesma posição, não levantar peso, praticar uma atividade física adequada para seu caso em particular, perder peso, ter uma alimentação saudável, não fumar, conhecer seu problema, a informação é uma grande aliada no tratamento.


Um dos grandes problemas na eficiência do tratamento é que as pessoas querem melhorar mas não querem deixar de fazer o que faziam antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails