Páginas

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

MASSOTERAPIA CLINICA E TERAPIA POR MASSAGEM CRANIOSSACRAL.



Durante a virada do século passado a Osteopatia florescia como ciência e após seus pressupostos básicos serem reconhecidos diversas técnicas saídas do método osteopático enriqueceu toda a comunidade cientifica e terapêutica.

Durante os anos de 1930-1960 a osteopatia tornou-se uma disciplina de medicina e também uma poderosa ciência para saúde. Uma das vertentes que mais cresceram foi à abordagem da osteopatia cranial, mesmo quase que esquecida e desmerecida, durante quase 60 anos ganhou notoriedade através de John Upledger que nos anos de 1976, descobriu um novo método de abordagem que ficou chamado de Terapia craniossacral  Apesar de existirem diversas escolas com formato crânio sacral ou biocranial e /ou sacro cranial a abordagem de Upledger diferenciava-se de todas, ele aprenderá a conversar com o corpo segundo, Rigs e Dixon.Durante os anos de 1980, diversos massoterapeutas passaram a trabalhar com Dr.Upledger que foi transmitindo este método, para estes terapeutas. 

Com as técnicas miofaciais crescendo no universo dos massoterapeutas Europeus e Americanos, que culminou com as novas abordagens transmitidas por Juhn Upledger que disparou uma nova forma de trabalho por massagem. Durante os anos de 1985-1990, diversos massoterapeutas licenciados e focados nos métodos miofasciais unificaram a massagem com terapia craniossacral , abordando a proposta dos tecidos conjuntivos do corpo, resgatando o olhar de John Upledger, com os princípios da massagem cientifica porém com ideias voltadas apenas para as fascias e suas disfunções.

Segundo Chaitow, os massoterapeutas podem tornarem-se ótimos terapeutas craniais , pelo fato de já desenvolverem bastante destreza nas mãos. Desde então a escola da Terapia por massagem trabalha os conceitos craniais, com abordagem nos tecidos moles.

SBMM-SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA MANUAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails