Páginas

terça-feira, 31 de julho de 2012

Músculo: o herói desconhecido



Músculo. Quando ouvimos essa palavra, vem-nos logo à mente um corpo forte, capaz de levantar uma carga extraordinária de peso, fruto de horas de dor, suor e dedicação a exercícios duros e puxados. De qualquer ...modo, é impossível ignorar por completo a presença dessa massa que corresponde a aproximadamente um terço do nosso peso.

Revestindo o esqueleto e coberto de pele e de camadas de gordura, os músculos também dão forma e definição ao corpo, conforme aparecemos na foto, o nosso visual. Mas, apesar disso, os músculos não recebem a devida atenção dos seus proprietários. São vistos apenas superficialmente, de forma simples, estética, fútil e leviana.

Por trás das aparências, a importância fisiológica do tecido muscular para o corpo e a sua contribuição para o nosso equilíbrio físico e emocional, ultrapassa os limites anatômicos.

O desconhecimento das propriedades fisiológicas da musculatura esquelética tem contribuído para a perpetuação de graves problemas que desenvolvem doenças decorrentes do mau funcionamento do nosso organismo. Todos sabemos que, se o miocárdio repousar durante pouco mais do que alguns segundos, como numa paragem cardíaca, o organismo poderá sofrer graves consequências irreversíveis. No entanto, o que pode acontecer com o organismo que pouco utiliza a sua musculatura esquelética?

À primeira vista, podemos logo observar um ligeiro aumento de peso, o que reflete o excesso de gordura corporal. Esse excesso, no entanto, não escolhe lugar para acumular e o próprio tecido muscular torna-se vítima desse ciclo vicioso. O acúmulo de gordura no tecido muscular provoca a inibição do transporte de glicose para o interior das suas fibras, as maiores consumidoras de açúcar de todo o corpo. Como consequência, tem início a intolerância glicêmica, com o aumento da produção e da secreção de insulina, que vão gerar a diabetes do tipo 2, macro doença crónica capaz de envolver todo o organismo, pelo resto da vida.

Pagamos um preço elevadíssimo ao negligenciarmos o imenso poder do efeito locomotor. Por trás das suas inocentes contrações, os músculos são capazes de gerar uma sequência de poderosas reações instantâneas, além de diversos efeitos crônicos em todo o organismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails