Páginas

segunda-feira, 12 de abril de 2021

O rolo de liberação miofascial



Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), oito em cada dez pessoas vão desenvolver dores nas costas ao longo da vida. A origem do problema pode estar em uma série de fatores, mas o estresse é um dos principais deles. Antes de mais nada, é preciso procurar um médico para saber o que fazer, mas existe um rolo massageador que pode ajuda a melhorar o sofrimento com uma rotina de exercícios simples dentro de casa.

rolo de liberação miofascial é um aliado para quem quer se livrar das dores. O nome parece complexo, mas a utilização é simples: basta colocá-lo sobre ou sobre certas partes do corpo — principalmente pés e pernas — e pressioná-lo com movimentos repetidos e ritmados para alivi

A fáscia é um sistema de tecidos conjuntivos que forma uma espécie de teia no corpo. Ela envolve músculos, órgãos e ossos de forma a sustentar cada parte da nossa estrutura corporal. Um aspecto importante de suas características é que a fáscia pode se enrijecer ou flexibilizar quando submetida a tensão, sejam elas psicológicas ou mecânicas. ar a tensão muscular. 

Nos tempos estressantes da pandemia, muita gente passou a reclamar de dores nas costas. As horas extras sentados à frente do computador no home office não têm ajudado e é preciso buscar alternativas para não prejudicar o organismo. 

O rolo de liberação miofascial pode ajudar a soltar a musculatura, diminuir dores ou até melhorar a postura corporal. O Rolo Liberação Miofascial  está entre as opções que permitem automassagem em pontos do corpo de dor ou tensão. Seu objetivo é alterar a fáscia, devolvendo a elasticidade e flexibilidade, amenizando dores, sejam crônicas ou não. Utilizado para tensão muscular e estresse, exercícios de equilíbrio trabalhando os músculos do abdômen, região lombar, glúteos e quadris.

Quando fazer os exercícios com o rolo?

Cada pessoa deve utilizar o rolo de acordo com suas necessidades. Na maioria dos casos, é recomendado que ele seja utilizado antes de uma prática desportiva mais pesada, como a musculação. A massagem feita com o rolo não é necessariamente agradável. Pelo contrário, ela chega a ser dolorida ao encontrar nódulos de pontos de tensão. Porém, ao movimentar o rolo repetidas vezes sobre eles, aos poucos, esses pontos doloridos vão se desfazendo, provocando alívio. 

Alguns locais indicados para utilizar o rolo são a sola dos pés, sob os glúteos (indicado para dores no ciático), as coxas (tanto na parte superior quanto posterior) e as panturrilhas. É importante rolar com o corpo sobre o massageador para “encontrar” os pontos de dor. Ao identificá-los, intensifique o movimento sobre ele até que diminua. A massagem não é das mais relaxantes, mas ajuda a aliviar o desconforto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails