A massagem desportiva visa, de uma forma geral, a prevenção de lesões (que se concretiza pela manutenção de um comprimento em repouso ideal ao músculo), um efeito benéfico duradouro para as lesões agudas e crônicas e a prevenção da dor.
A massagem pode ser aplicada antes ou depois de um evento esportivo ou treinamento. Em cada caso, a massagem tem um objetivo diferente.
A massagem pré-evento é utilizada principalmente para a promoção da velocidade, força , resistência e para evitar lesões. Isso acontece porque a massagem rompe aderências, aumenta a nutrição celular, aumenta a circulação e ainda reduz o espasmo muscular.
Se, durante a realização da massagem, o profissional perceber algum outro problema, como sinais de aumento da tensão e sintomas de dor ou desconforto, estas ocorrências devem ser encaminhadas e tratadas imediatamente pelo profissional competente.
A massagem dos músculos mais ativamente envolvidos deve ser aplicada seletivamente em esportes específicos, como por exemplo os músculos superiores dos nadadores, arremessadores e tenistas, e os membros inferiores de corredores, jogadores de futebol e corredores com barreiras.
A massagem pós-evento é indicada principalmente quando se objetiva maiores ganhos de força.
Também foi verificado que as técnicas de massagem têm uma possibilidade duas a três vezes maior que o repouso para a promoção da recuperação. Para que estes resultados sejam alcançados é recomendado de 20 a 50 minutos de massagem.
As massagens podem ser uma sequência de manobras de deslizamento, fricção, amassamento, percussão, vibração, alongamento entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário