Páginas

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

“Efeitos do bem-estar na obesidade”


Resumo
Introdução: Na antiguidade a obesidade era vista como um padrão de beleza, hoje ela é considerada uma doença crônica de causa multifatorial, tornando-se um transtorno de saúde pública mundial. 

Objetivos: Avaliar os efeitos de bem-estar e relaxamento em portadores de adiposidade generalizada e verificar os efeitos da massagem modeladora na circunferência corporal. Metodologia: Foi realizado um estudo com duas voluntárias do sexo feminino, com idade entre 45 e 50 anos, onde apresentavam IMC acima de 30. Foram submetidas ao protocolo estético de banho de imersão na hidromassagem, em seguida foi realizado a massagem modeladora com estímulos de aromaterapia, musicoterapia e cromoterapia.
Resultados e Discussão: Foram obtidos a redução do perímetro corporal e da massa gorda, melhora na circulação e nas dores dos membros inferiores, diminuição do edema, controle do estresse e da ansiedade. 

Conclusão: Através da massagem modeladora e do relaxamento, obteve-se redução do perímetro corporal, otimização do contorno corporal, controle do estresse e ansiedade, melhora na autoestima das voluntárias.
Palavras chaves: obesidade, massagem, modeladora, relaxamento, bem-estar.
INTRODUÇÃO
O tecido adiposo é o principal reservatório energético, está entre a fáscia profunda e a pele, é composto por células chamadas de adipócitos e classificados de acordo com a quantidade de vacúolos de gorduras presente em cada célula. Em mamíferos é possível encontrar dois tipos de tecido adiposo: unilocular (tecido adiposo branco) e o multilocular (tecido adiposo marrom) (PEREIRA; BARELLI; HASMANN, 2013).
Os adipócitos são responsáveis por armazenar lipídeos na forma de triglicerol (TAG) em seu citoplasma, elas possuem todas as enzimas e proteínas reguladoras necessárias para sintetizar ácidos graxos, a chamada lipogênese.
O sistema nervoso autônomo, tem domínio direto do tecido adiposo através do sistema nervo simpático (SNS) e sistema nervoso parassimpático (SNP). O SNS, é responsável pelas ações catabólicas, tais como a lipólise mediada pelos receptores beta-adrenérgicos e depende da atividade da enzima lipase. Já o SNP faz a captação da glicose e de ácidos graxos estimulada pela insulina, e assim executa efeitos anabólicos sobre os depósitos adiposos.
O tecido adiposo unilocular (TAB), armazena os TAG no citoplasma empurrando o núcleo e uma camada fina de citosol para parte periférica da célula. O multilocular (TAM), é responsável pela termogênese, participa no controle da temperatura corpórea, é praticamente ausente no indivíduo adulto, mas é encontrada em fetos e recém-nascidos (FONSECA; TAKADA; ALONSO; LIMA, 2006).
A obesidade é uma patologia de origem multifatorial, sendo eles, genéticos, psicológicos, metabólicos, endocrinológicos, comportamentais, resultando no desequilíbrio entre o gasto e consumo de energia do organismo. (LEITE, 2000)
A Massagem Modeladora é composta por movimentos vigorosos, rítmicos e com maior pressão do que outras técnicas de massagem assim aumentam a circulação sanguínea e provoca o esvaziamento das células adiposas. Promove calor, dando maior mobilidade ao conteúdo do adipócito, sendo eliminada pelas vias excretoras corporais, exerce efeito mecânico local decorrente da ação direta da pressão exercida e também ação reflexa direta, por liberação local de substâncias vasoativas. (NEVES; QUADROS; MACEDO 2014)
Tecido Adiposo:
Além de estocar energia, o adipócito também tem capacidade de secretar proteínas denominadas adipocinas. Ao tornar-se positivo o balanço energético, é aumentado o número e volume de células adiposas, contribuindo assim para a inabilidade da função do tecido adiposo (SAAD, 2007).
O Tecido adiposo atualmente exerce função endócrina bem definida, no entanto este consenso só foi gerado a partir da descoberta da leptina em 1994. (DÂMASO; NASCIMENTO; OYAMA; ESTADELLA; 2005).
O Balanço energético caracteriza-se pelo equilíbrio entre o consumo e o gasto de energia, podendo ser negativo ou positivo. Para controlar a obesidade é necessário que o balanço energético seja negativo, diminuindo o consumo de energia e aumentando o gasto energético por meio de atividade física ou exercício sistematizado. Já o balanço energético positivo ocorre devido ao maior consumo de alimentos e menor gasto calórico. A grelina é o hormônio responsável pelo estímulo da fome através da ativação do neuropeptídeo hipotalâmico, aumentando também a adipogênese e diminuindo a lipólise, por ativação do receptor da proliferação de peroxissoma (DÂMASO, 2005).
Obesidade:
A obesidade é caracterizada pelo ganho excessivo de células adiposas, considerada uma patologia de origem multifatorial, que aumenta a morbidade e mortalidade. Por decorrência do balanço energético positivo que é controlado por ações do sistema nervoso central e do tecido adiposo endócrino (DÂMASO; TOCK, 2005).
Para o diagnóstico da obesidade é utilizado o IMC (índice de massa corpórea), é considerado normal para ambos os sexos 18,5 e 24,9 kg/m2, cálculo relatado abaixo:
Figura 1: Fórmula do IMC
imc


Figura 1: Cálculo do índice de massa corpórea (IMC)
Tabela 1: classificação de IMC
gráfico imc




Tabela 1: classificação do índice de massa corpórea (IMC)
Por ser uma doença crônica a obesidade caracteriza-se por fatores endógenos no qual representa 5% dos casos e é relacionada aos componentes genéticos, endócrinos, metabólicos e neuropsicológicos e fatores exógenos, caracterizado por origem externa, estresse, inatividade física e alimentação (DÂMASO, 2003).
Fatores endógenos:
Genéticos: a tendência do risco de obesidade é 25 vezes maior em famílias com indivíduos severamente obesos (IMC > 40kg/m2). Existem ocorrência de 7% de filhos obesos quando os pais apresentam peso normal, já se um progenitor for obeso a incidência aumenta para 40%, por outro lado se ambos são obesos, a descendência poderá manifestar até 80%. (DÂMASO; GUERRA; BOTERO; PRADO, 2003).
Endócrinos: os casos de obesidade endócrina não são tão frequentes, todavia o sistema endócrino exerce um papel relevante na etiologia e manutenção da obesidade, além de participar ativamente na regulação hormonal do controle de peso. (DÂMASO; GUERRA; BOTERO; PRADO 2003).
Hipotireoidismo: ocorre uma diminuição do metabolismo basal, desenvolvendo alterações hematológicas, neuropsiquiátricas, menstruais, retenção hídrica, sonolência, prisão de ventre, pele seca, distúrbios no metabolismo lipídico e problemas cardíacos. (DÂMASO; TOCK, 2005). Existem estudos de reposição dos hormônios T3 e T4 que auxiliam nos tratamentos de hipotireoidismo, porém o método é contra indicado no caso de indivíduos que fazem dietas hipocalóricas (GREENSPAN; GARDNER, 2006)
Síndrome de Cushing: aumento do nível de cortisol pela glândula supra-renal, causando edemas, pele fina, estrias e hipertensão arterial, mas é uma causa pouco comum na obesidade (DÂMASO; TOCK, 2005).
Síndrome do Ovário Policístico: é a associação hipotalâmica e endócrina. Desenvolvendo hipersecreção da glândula adrenal, resistência insulínica, hiperlipidemia e inflamação sistêmica crônica (ROSCHEL; LANCHA; VIEIRA, 2006).
Deficiência de GH (hormônio do crescimento): a ausência desse hormônio produz o excesso de gordura na região abdominal (gordura visceral), assim como a obesidade visceral resulta na deficiência do GH (CERCATO, 2006). Pesquisadores europeus desenvolveram estudos onde comprovam que o hormônio de crescimento recombinante reduziu a obesidade abdominal quando foi administrado por 6-12 meses e melhorou parâmetros metabólicos ligados a adiposidade visceral (GREENSPAN; GARDNER, 2006)
Hiperinsulinemia: caracteriza-se pela resistência à insulina, as células betapancreaticas por sua vez aumentam sua resposta secretória insulínica ou mantém o estado de hiperinsurilemia crônica, quando não acontece esse procedimento haverá uma descompensação dos níveis de glicose circulante, caso a hiperinsurilemia não seja contida ocorrerá elevação dos ácidos graxos na circulação e isso resulta na mais produção de glicose hepática e como consequência o aumento da glicemia (CUPPARI; CARDOSO, 2005)
Leptina: é um hormônio produzido no tecido adiposo, responsável pela ingestão alimentar. A leptina transmite informação para o hipotálamo em relação ao estoque energético no tecido adiposo. Quando há modificações agudas nos níveis de leptina causa um controle rápido do balanço energético.
A diminuição da leptina é interpretada pelo hipotálamo como jejum provocando respostas adaptativas que levam o aumento do apetite e a diminuição do gasto energético. (KRONENBERG; VILLARES; MANCINI 2007)
Sua função está diretamente ligada no funcionamento do sistema neuroendócrinos múltiplos e estão relacionados a obesidade, controle de ingestão de alimentos, fertibilidade, e a homeostase genética. Caso de resistência ou deficiência a leptina resultam na hiperfagia e consequentemente o aumento do tecido adiposo. (DÂMASO, 2003)
Apesar dos níveis de leptina em portadores de adiposidade generalizada serem elevados, a sinalização de saciedade alimentar desse hormônio não é concretizada. Entretanto a resistência a leptina desencadeia a obesidade grave. (KRONENBERG; VILLARES; MANCINI, 2007)
Adipsina: identificada após a lipólise lipoproteica a adiposina é uma proteína secretada pelo tecido adiposo, consiste em serinaorotase relacionada com a síntese de proteína estimuladora da acilação e é estimulada pela insulina. (DÂMASO; NASCIMENTO; HABITANTE; OYAMA, 2003)
Adiponectina: é uma proteína produzida no adipócito com propriedades anti-inflamatórias, efeito anriaterogênico, e aumento da sensibilidade, baixas concentrações da adiponectina resultam na resistência à insulina, é o que acontece em casos de obesidade. (DÂMASO; NASCIMENTO; HABITANTE; OYAMA, 2003). A diminuição dos níveis plasmáticos de adiponectina contribui para complicações metabólicas associadas à obesidade. (KRONENBERG; MEEMED; POLONSKY; LASSEN, 2010)
Grelina: apesar dos níveis desses hormônios serem baixos em portadores de adiposidade generalizada, quando há o aumento da fome a grelina aumenta imediatamente antes da alimentação, portanto sua ação promove o início da refeição. (KRONENBERG; VILLARES; MANCINI, 2007).
Estresse e Cortisol:
O estresse é causado por um estimulo chamado de estressor, e a resposta do organismo é chamada de estresse, cujo processo completo (estimulo – resposta) é denominado estresse. Essa resposta engloba mudanças físicas e comportamentais quando acontece uma reação sistêmica entre o cérebro e os componentes periféricos da resposta, o eixo – hipotalâmico – hipófise – supra – renal (HHSR) o sistema nervoso autônomo simpático com a produção de glicocorticóides e catecolaminas ajudam a mobilizar os recursos energéticos do corpo para uma resposta vigorosa. (VAISBERG; KOZASA; MARTINS; 2010)
No contexto geral a obesidade está diretamente ligada a algum fator de estresse, sendo acometido por diversas causas e contextos. E como consequência o paciente pode agravar seu peso corporal. (DÂMASO; GUERRA; BOTERO; PRADO, 2003).
A secreção do cortisol é controlada pelo hormônio ACTH, que por sua vez é secretado pela hipófise sob o comando do hipotálamo (fator liberador de corticotropina). A elevação de cortisol diminui o fator liberador de corticotropina no hipotálamo, diminuindo a liberação de ACTH pela hipófise, o que ocasiona a diminuição na produção de cortisol pela supra-renal. Em contrapartida a diminuição do cortisol aumenta o fator liberador de corticotropina pelo hipotálamo, causando o aumento na secreção de ACTH, o que aumenta a secreção de cortisol. No tecido adiposo o cortisol age no aumento da deposição central de gordura. No SNC aumenta a excitabilidade neural, o que pode aumentar o nível de estresse. Além disso, promove inibição na captação de glicose, estimulada pela insulina nas células musculares adiposas (DÂMASO; TOCK,2005) É um esteroide secretado pelo córtex supra – renal, tem grande influência no metabolismo da glicose, atuando no tecido adiposo e na destruição de proteínas e obtém a partir de substratos. O principal glicocorticóide (esteroide secretado pelo córtex supra – renal) é o cortisol que atua no equilíbrio energético desenvolvendo a glicogenálise e a lipólise consequentemente glicogênese e proteólise muscular. (VAISBERG; KOZASA; MARTINS; 2010)
Psicogênicos: o indivíduo apresenta modificações no comportamento alimentar, em alguns casos desenvolve a síndrome da ingestão noturna ou síndrome da compulsão alimentar, anormalidades estas que são relacionadas com distúrbios de ansiedade e estresse levando a ingestão inadequada de alimentos. (DÂMASO; GUERRA; BOTERO; PRADO, 2003).
Medicamentosos: alguns medicamentosos para controle de outras patologias podem desenvolver o excesso de apetite levando a obesidade. Dentre esses medicamentos podemos citar hormônios sexuais, antidepressivos, corticosteroides, entre outros (DÂMASO; GUERRA; BOTERO; PRADO, 2003).
Neurológicos: geralmente acontece por doenças hipotalâmicas ou tumorais hipofisárias comprometendo assim os centros hipotalâmicos da fome e da saciedade, causando a obesidade. (DÂMASO; GUERRA; BOTERO; PRADO, 2003).
Metabólicos: a taxa metabólica basal (TMB) refere-se ao gasto energético em repouso, é a quantidade de energia gasta para a manutenção das funções fisiológicas. Quando há a queda da TMB resulta-se na obesidade, vale ressaltar que é umas das causas mais frequentes. Alguns fatores como quantidade de massa magra, temperatura corporal, depressão, hormônios, idade e área corporal estão diretamente ligados a TMB. (DÂMASO; GUERRA; BOTERO; PRADO, 2003).
Os mecanismos metabólicos têm a função de equalização da oxidação corporal, os principais órgãos envolvidos nesse processo metabólico são o fígado, o pâncreas e o tecido adiposo. (GREENSPAN; HELLENTEIN; PARKS, 2006).
Fatores exógenos
Alimentação: na medida em que o balanço energético positivo influencia na adiposidade exógena, a forma inadequada da ingestão alimentar pode estar relacionada a ansiedade deglutória que é semelhante a ansiedade dos alcoólatras e tabagistas. Mas também pode acontecer pelo consumo esporádico e repetitivo de pequenas quantidades de alimentos consumidas excessivamente no decorrer do dia. (DÃMASO; GUERRA; BOTERO; PRADO, 2003).
Inatividade física: na atualidade o sedentarismo está cada vez mais presente na sociedade, o que se tornou um dos fatores mais importantes na causa da obesidade. Estudos clínicos comprovam que 67,5% dos casos de portadores de adiposidade estão associados à inatividade física. (LANCHA Jr. 2006)
A obesidade é entendida como a falta de atividade física e o excesso de alimentação, embora também há influência genética. (GIBNEY; VORSTER; KOK, 2005).
Bem-estar
É a junção de várias dimensões incluindo o emocional, intelectual, físico, espiritual e social. Expande a potencialidade de cada indivíduo para viver e trabalhar eficientemente e assim contribuir significativamente à sociedade. Sentir-se bem é uma sensação espiritual e pessoal, pois reflete o que cada um sente em relação aos acontecimentos, pessoas, situações e posição social, é a própria maneira de viver. O bem estar analisa um indivíduo como um todo, segmentando a mente e o corpo. Estudos comprovam que os fatores positivos e negativos do estilo de vida afetam diretamente no bem estar (GUISELINI, 2006).
Relaxamento:
Promove o reequilíbrio do organismo através de métodos de recondicionamento psicofisiológicos ativando o sistema parassimpático. Diversas formas são utilizadas para obter relaxamento onde aliviam os sintomas e sinais de estresse. As técnicas de relaxamento diminuem a atividade do sistema nervoso simpático e estimulam o sistema nervoso parassimpático e assim causa uma redução da produção de corticoide (VAISBERG; KOZASA; MARTINS;2010).
Hidroterapia: a terapia com água é tão antiga quanto à existência humana, um dos primeiros registros do uso da água como medicina envolvem os templos gregos como parte do processo de cura. A água com calor tem efeito no aumento da circulação, do metabolismo, da inflamação, respiração e transpiração, além de redução da dor, do espasmo muscular, rigidez do tecido e da produção de glóbulos brancos. As aplicações de hidroterapia acalmam o corpo, promove o sono, é atóxica, estimula a excreção de toxinas através da pele, reduz cãibras. Diferentes pressões de água exercem um poderoso efeito mecânico sobre o nervo e o suprimento de sangue na pele (FRITZ, 2002).
Aromoterapia: Utiliza propriedades curativas através de óleos essenciais, das quais são extraídas de fontes naturais e vegetais para fins terapêuticos. Busca tratamentos que envolvem estímulo olfativo, absorção transepidérmica ou ingestão dos mesmos (CORAZZA, 2002).
Musicoterapia: ameniza tensões e traumas, transformando a ansiedade, depressão e baixa auto estima em alegria. A terapia do som auxilia na libertação da mente, proporcionando pensamentos mais claros. É capaz de dissipar problemas como cansaço persistente, músculos rígidos e até mesmo gripes, aumentando a vitalidade e a resistência de todas as formas de estresse. (HARVEY; COCHRANE, 2000).
Cromoterapia: a cor é uma forma de energia vibracional que por milhares de décadas proporcionou saúde e cura. Cores diferentes afetam o espírito a mente e o corpo de formas distintas. (HARVEY; COCHRANE, 2000).
Massagem
O toque é o conjunto se sensações táteis que tem por função a estimulação sensorial na pele ou em estruturas mais profundas, como os músculos. A massagem é um conjunto de manobras terapêuticas que vem sendo utilizada desde 500 a.C. Tem a capacidade de proporcionar relaxamento e bem estar (FRITZ, 2002).
Massagem Modeladora: a técnica fornece auxílio mecânico para a quebra de células adiposas, auxilia na melhora da respiração e na perda de medidas (CASSAR, 2001). Consiste em movimentos vigorosos, rítmicos e com maior pressão, estimula a circulação sanguínea, promove calor e mobilidade do tecido adiposo. Essa gordura é extraída pelas vias excretoras corporais. (NEVES, QUADROS, MACEDO,2014). Atua sobre as células adiposas facilitando sua eliminação, através da estimulação sanguínea é comum que ocorra hiperemia local, quando associada a cosméticos lipolíticos os efeitos fisiológicos são intensificados. Consiste em manobras de amassamento, deslizamento, fricção, vibração e percussão (SANTOS,2011)
Deslizamento Suave: movimento realizado por simples deslizamento de contato sem intensidade de pressão. (DUFOUR, et. al. 2001). Ação reflexa que produz sedação neuromuscular, otimização da circulação periférica, diminui a excitabilidade das terminações nervosas, auxilia a regeneração cutânea (GUIRRO; GUIRRO, 2004).
Deslizamento Profundo: com maior intensidade de pressão, permitindo abordar o plano subjacente à pele (DUFOUR, et. al. 2001).
Amassamento: requer que o tecido mole seja levantado, rolado e apertado. Reduz tensão muscular, induz o músculo ao relaxamento. (FRITZ, 2002). Mobiliza o tecido muscular, o qual sofre compressões alternadas no sentido da disposição de suas fibras. Libera aderências, otimiza a circulação do músculo, elimina resíduos metabólicos, promove nutrição (GUIRRO; GUIRRO, 2004).
Amassamento transverso: resume-se em colocar-se perpendicularmente ao volume muscular, elevando-o com as duas mãos de forma alternada, exercendo um movimento de vai e vem. (DUFOUR, et. al. 2001).
Amassamento longitudinal: coloca-se paralelamente ao segmento massageado, o movimento é alternado. (DUFOUR,et. al. 2001).
Rolamento: levantamento cutâneo, separando-o do tecido muscular subjacente. Amacia o tecido superficial, promove calor, gera estímulo reflexo nos nervos espinais (FRITZ, 2002).
Vibração: impulso vibratório transmitido na região a ser massageada. Diminui a hiperexcitação dos nervos (GUIRRO; GUIRRO 2004). Produzem efeitos fisiológicos reflexos que estimulam o tecido muscular e muda a percepção de dores dos músculos e articulações (FRITZ, 2002).
Percução ulnar: com a base ulnar, realizar movimentos de golpes sobre os tecidos com certa frequência. Aumenta a circulação capilar, contribui na drenagem postural por meio da liberação de secreções (GUIRRO; GUIRRO, 2004).
Fricção: dissolve nós e nódulos, elimina resíduos, dissolve acúmulos de gordura, suaviza velhas cicatrizes, alivia a dor, relaxa as articulações (BROWN, 2001).
Tapotagem: melhora a circulação, aumenta o tônus muscular, reduz depósitos de tecido adiposo ajuda a soltar o muco dos pulmões (BROWN, 2001).
Effleurage nos ombros: movimentos circulares por toda a escapula e ombros. Promove aquecimento e relaxamento (BROWN, 2001).
Petrissage nos ombros: torção do tecido muscular alternando as mãos. Elimina tensão (BROWN, 2001).
Drenagem: Puxando o abdômen com as duas mãos para cima, sentido diagonal. Melhora a dilatação abdominal e retenção de líquido (BROWN, 2001).
Metodologia
Realizamos um estudo de caso, abordando os efeitos do Circuito SPA Welness da Universidade Anhembi Morumbi, situado na rua Dr. Almeida Lima, 1134, Mooca, Campus Centro São Paulo – SP
O estudo foi desenvolvido com duas voluntárias, do sexo feminino que não apresenta nenhuma contra indicação para tratamento.
Critérios de Inclusão
Voluntárias mulheres com idade entre 45 a 55 anos, sedentárias com IMC acima de 30.
Critérios de Exclusão
Voluntárias fumantes, gestantes, portadoras de neoplasia ou sob suspeita, marca-passo, cardiopatas, epiléticos, submetidos a tratamentos com esteroides ou medicamentos fotossensibilizantes com dificuldades cognitivas ou não confiáveis, diabetes, hipo/hipertensão descompensada, trombose, oncologias, sob prescrição nutricional e atividade física.
Procedimento
Foi realizado esfoliação, banho de imersão na banheira de hidromassagem, em seguida realizamos a massagem modeladora com movimentos de deslizamento suave, deslizamento profundo, amassamento, transverso, punho cerrado, vibração.
Na realização do procedimento foram utilizados dermocosméticos da marca VEER, foi oferecido as voluntárias um gel lipolítico da linha Home Care da marca VEER, orientado utilizar duas vezes ao dia.
Foram oito seções sendo duas por semana com duração em média de uma hora e trinta minutos cada seção. Antes do procedimento as voluntárias assinaram os termos de consentimento livre e esclarecido, que foram lidos em voz alta tendo uma via ficado o pesquisador e a segunda via com o voluntário, também foi assinado o termo de autorização de uso de imagem e os resultados foram avaliados através da câmera Samsung DV150F, teste de bioimpedância e permitiria na primeira e última seção.
Protocolo:
  • Recepcionar e encaminhar a voluntária para vestiário, para que coloque sua roupa de banho para o procedimento.
  • Solicitar a remoção de objetos e adornos metálicos trazidos junto ao corpo.
  • Higienizar mãos, axilas, virilha e pés.
  • Iniciar a esfoliação corporal com a cliente em pé
  • Acomodar a voluntária para o banho de imersão, na banheira de hidromassagem com água quente com a temperatura variando 35º C a 40º C, deixando por 20 min.
  • Retirar a voluntária de a banheira encaminhá-la para vestiário, pedir para tomar uma ducha e colocar sua roupa intima para realização da próxima etapa.
  • Encaminhar a cliente para sala onde será realizada a massagem modeladora.
  • Acomodar a cliente na maca.
  • Iniciar a sequência massagem com os movimentos aqui já citados.
  • Após a massagem ajudar a voluntária a levantar.
  • Acompanhá-la até a saída.
Resultados:
Através da perimetria observa-se que a Voluntária 1 reduziu 5 cm de cintura e 4 cm de abdome inferior, enquanto a Voluntária 2 obteve uma redução de 08 cm de cintura e 5,5 cm de abdome inferior. Os resultados avaliados através dos testes de documentação fotográfica, bioimpedância e questionário de bem-estar estão relatados abaixo:
Voluntária1: M.F, 50 anos
Antes e depois
estética antesestética depois









Discussão:
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a obesidade é considerada por muitos especialistas como a maior epidemia do século XXI. As causas mais comuns da obesidade são a alimentação em excesso, a falta de atividade física, o fator genético e problemas glandulares.
De acordo com os autores VAISBERG; KOZASA e MARTINS(2010) o relaxamento reduz os níveis de cortisol, através da diminuição do sistema simpático e estimulação do sistema parassimpático e são formas de recondicionamento psicofisiológico e promove o estimulo do organismo.
Para DUFOUR et. al. (2001), a massagem alivia as contraturas é relaxante e repousante. Já GUISELINE (2006) diz que o bem estar é a ligação entre o emocional físico, espiritual e intelectual
Foi observado nesse estudo através do questionário de bem estar e de técnicas de relaxamento, como hidroterapia, massagem, musicoterapia e aromoterapia que as voluntárias apresentaram uma melhora satisfatória no controle do estresse.
Segundo TACANI, MACHADO e SOUZA (2010) a massagem modeladora sobre o tecido adiposo promove a redução de medidas, estimula a circulação sanguínea e harmoniza os contornos corporais, assim minimizando a ansiedade e a depressão com o estimulo da auto estima e a qualidade de vida.
Entretanto DUFOUR et. al. (2001), a satisfação corporal proveniente da massagem gera ao indivíduo o gasto de seu poder sobre si mesmo.
No estudo realizado nota-se através da documentação fotográfica e perimetria que a Voluntária 1 obteve uma redução de 5 cm de cintura enquanto a Voluntária 2 apresentou 8 cm, e melhora do contorno corporal em ambas.
Os resultados que podemos observar com esse protocolo vai de encontro com as sugestões de alguns autores, FERES (2014) que faz a relação do estresse e a obesidade, com a diminuição do estresse e melhora significativa do contorno corporal na área abdominal.
Relacionando os autores citados com os resultados obtidos por meio do protocolo e questionário de bem estar, as voluntarias também relatam melhora significativa da auto avaliação de aparência física e auto imagem.
Conclusão
Por intermédio do presente estudo observa-se que através dos efeitos do bem estar em portadores de adiposidade, foi possível obter uma redução satisfatória da circunferência abdominal e diminuição de massa gorda. Com o relaxamento conseguimos alcançar a diminuição e o controle do estresse, melhora da auto imagem e da aparência física.
Assim sendo, foi alcançado o objetivo do estudo no qual promovemos bem estar e relaxamento e obtivemos redução de medidas por meio do controle do estresse.
Referências bibliográficas
BROWN, Wichello, Massagem Terapêutica, Introdução prática in: cap.2 Tecnicas básicas de massagem in: cap. 3 Sequência de massagem terapêutica, São Paulo – SP: Editora Manole 2001.
CASSAR, Mario-Paul, Manual de massagem terapêutica, um guia completo de massagem para o estudante e para o terapeuta in: cap. 4 Massagem aplicada 1º ed. Brasileira: Manole, 2001.
CORAZZA, Sonia, Aromacologia uma ciência de muitos cheiros in: cap. 4 Aromacologia & Aromaterapia ciência e prática do aroma, cap. 8 O tratamento com óleos essenciais, 3º ed. São Paulo – SP: Editora Senac 2010.
CUPPARI, Lilian, Guia de nutrição clínica no adulto in: cap. 8 Obesidade, 2º ed. Barueri – SP: Manole, 2005.
DÂMASO, Ana Obesidade in: cap.1 Etiologia da obesidade, cap. 8 Obesidade e asma, 1º ed. Rio de Janeiro: Guanabara Kogan, 2003.
DÂMASO, Ana & TOCK, Lilian, Obesidade: perguntas e respostas in: cap. 1 Obesidade: a doença do século, cap. 2 Obesidade: novos conceitos, cap. 4 Obesidade e doenças correlacionadas, cap. 10 Obesidade e balanço energético, cap. 11 Obesidade e tecido adiposo endócrino, 1º ed. Rio de Janeiro: Guanabara Kogan, 2005.
DUFOUR, Michael & COLNÉ, Patrick & GOUILLY, Pascoal & CHEMOUL, Gilles, Massagem e massoterapia efeitos técnicos e aplicações in: cap. 2 As bases físicas da massagem, 1º ed. São Paulo- SP: Organização Andrei Editora Ltda, 2001.
FERES, Margareth, Livro Beauty Fair, 9 Congresso Cientifico Internacional de Estetica e Cosmetologia – Os efeitos do protocolo de estética e bem estar em portadores de adiposidade, 1º ed. Editora Triall- SP- Brasil Ediçao 2014
FRITZ, Sandy, Fundamentos da Massagem Terapêutica in: cap. 1 Fundamentos das aplicações terapêuticas do toque, cap. 9 Manipulações e técnicas de massagem, cap. 11 Sistemas complementares de trabalho corporal, 1º ed. Barueri – SP: Manole 2002.
GIBNEY, Michael & VORSTER, Hester H. & KOK, Frans J., Introdução à nutrição humana, in: cap. 3 Metabolismo energético 1° ed., Rio de Janeiro: Guanabara Kogan, 2005.
GREENSPAN, Francis & GARDNER, David G, Endocrinologia básica e clínica in: cap. 20 Obesidade e sobrepeso 7º ed. Rio de Janeiro: Mc Graw, 2006.
GUIRRO, Elaine & GUIRRO Rinaldo, Fisiopatologia dermato – funcional: fundamento recursos patológicos in: cap. 4 Massagem clássica, 3º ed. – Barueri – SP: Manole, 2004.
GUISELINI, Mauro, Aptidão física saúde bem estar: fundamentos teóricos e exercícios práticos in: cap. 9 Bem estar: a integração corpo- mente, cap. 11 Bem estar físico, 2º ed. – São Paulo – SP: Phorte, 2006.
HARVEY, Clare G & COCHRANE, Amanda, Série de fundamentos de cura vibracional in: cap. 3 A terapia do som, cap. 4 Luz e cor,1º ed. São Paulo: Vitória Régia, 2000.
KRONENBERG, Henry M & MELMED, Shlomo & PLONSKY, Kenneths & LARSEN, P. Reed, Williams tratado de endocrinologia in: cap. 48 Obesidade 11º ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
LANCHA, Junior & HERBERT, Antonio, Obesidade uma abordagem multidisciplinar – Cap. 4 Hormonios na obesidade in: cap. 6 Obesidade e atividade física, 1º ed. Rio de Janeiro: Guanabara Kogan, 2006.
LEITE, Fernando Paulo, Aptidão física esporte e saúde in: cap. 5 Obesidade diagnostica e classificação através do método antropométrico, 3º ed. São Paulo – SP: ROBEL Editorial, 2000.
PEREIRA, Maria de Fatima Lima, Recursos técnicos em estética in: cap. 7 Fisiologia do tecido gorduroso, 1º ed. São Caetano do Sul – SP: Difusão, 2013.
VAISBERG, Mauri & MELLO, Marco Tulio, Exercicíos na saúde e na doença in: cap. 10 Estresse, exercício físico e o uso de técnicas de meditação e relaxamento, 1º ed. – Barueri – SP: Manole, 2010.
SAAD, A. J. Mario; MACIEL, B. M. Rui; MENDONÇA, B. Berenice, Endocrinologia in: cap. 16 Controle neuroendócrino dos depósitos de energia, 1º ed. Rio de Janeiro: Atheneu Rio, 2007.

SANTOS, Daniela Braz Ferreira, A influência da massagem modeladora no tratamento do fibro edema gelóide. Disponível em : ,2011.
TACANI, Pascale Mutti & MACHADO, Aline Fernanda Pere & SOUZA, Daisy Aparecida do Amaral & TACANI, Rpogério Eduardo, Efeito da massagem clássica estética em adiposidades localizadas: estudo piloto. Disponível em , 2010.
FONSECA, Miriam H & Takada, Alaniz Julie & ALONSO, Maria Isabel C. & LIMA, Vale Fabio Bessa O Tecido Adiposo Como Centro Regulador do Metabolismo. Disponível em: , 2006.
NEVES, Priscila Andressa & QUADROS, Jessica Forlepa & MACEDO, Ana Carolina Brandt. Efeito da aplicação da massagem modeladora e ultrassom na região abdominal em mulheres sedentárias. Disponível em: < http://apps.unibrasil.com.br/revista/index.php/saude/article/viewFile/1212/1021>, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails