Páginas

domingo, 30 de agosto de 2015

MASSOTERAPIA – PRINCIPIOS E BENEFÍCIOS PARA O SISTEMA MUSCULO ESQUELETICO


O que é massagem?
Massagem é um tratamento "com as mãos" no qual o terapeuta manipula músculos e outros tecidos moles do corpo para melhorar a saúde e o bem-estar. As massagens variam de afagos suaves, toques, semi toques e gestos mecânicas específicos e sofisticados que atendem várias áreas do corpo indo da derme, músculos e outros tecidos moles com diversas técnicas manuais. A massagem tem sido praticada como uma terapia de cura durante séculos em quase todas as culturas ao redor do mundo. Ajuda a aliviar a tensão muscular, reduzir o estresse e evocar sentimentos de calma. Embora a massagem afete o corpo como um todo, ela influencia em particular a atividade dos sistemas músculo-esquelético, circulatório, linfático e nervoso e bioenergético.
Qual a história da massagem?
O uso da massagem para fins de cura remonta a 4.000 anos na literatura médica chinesa e continua a ser uma parte importante da Medicina Chinesa Tradicional (MTC). Por outro lado, existem afirmações que os Sumérios, Hititas, caldeus e egípcios também faziam uso das técnicas de massagem cerca de 4.500 A.C. As técnicas vieram com o crescimento da sociedade sendo criadas e adaptadas a cultura e clima passaram por diversas mudanças. Alguns métodos foram extintos e outros foram aperfeiçoados. Uma das maiores contribuições vieram de Ambrosio Paré, que com uma observação notável desenvolveu as manobras (ferramentas básicas), para os massagistas. Em 1540, antes dele as manobras eram similares tanto nos procedimentos ocidentais como orientais. A mudança que favoreceu a massagem para crescimento cientifico foi com Perh Henrique Ling em 1813, que revolucionou as praticas ditas manuais ou manipulativas. Foi em Estocolmo Suécia, que a massagem clássica ganhou notoriedade e mostrou sua eficácia através de diversos tratamentos fazendo com que a comunidade médica aceitasse a massoterapia e continuasse com a mesma em seu repertorio de utilização. A massagem Sueca foi levada Rússia, Alemanha, Bélgica, Estados Unidos. Em 1850 foi levada estabelecida a massagem clássica nos EUA 1850, onde se espalhou para Canadá e parte da América central. Ao final do século XIX, um número significativo de médicos americanos estava praticando a técnica manual, e a primeira clínica terapêutica de massagem do país abriu suas portas para o público.

No início do século XX, o crescimento da tecnologia e da prescrição de medicamentos começaram a ofuscar a massagem terapêutica. Pelas próximas décadas a massagem permaneceu dormente, com apenas alguns terapeutas praticando essa técnica "antiga". Durante os anos 1960, contudo, tanto o público geral quanto profissionais da área médica começaram a tomar conhecimento da medicina alternativa e de terapias de corpo e mente, incluindo a terapia de massagem.

As pesquisas assim quanto aos benefícios vieram de diversas narrativas e clientes assim como comprovações em testes nas áreas de esporte, bem-estar e também em saúde. Hoje a massoterapia ou terapia por massagem é respeitada em todo mundo, aceita academicamente em toda Europa e Estados Unidos. Sabe-se que a massoterapia possui escopo de investigação, testes e métodos científicos diferenciados das outras praticas manuais tais como: Quiroprática, osteopatia, Etiopatia Fisioterapia e Medicina napravitia.
Os benefícios nos tecidos tem-se mostrado notórios em várias comprovações e observações e até em animais a massoterapia já possui campo de atuação.
Terapia por massagem vai além do que enxergamos e regulariza o corpo de forma integral.
Procure entender oque é massoterapia, pois está acima de sub culturas como: Relaxamentos, técnicas para bem estar e anti estrese. Massoterapia é saúde pois mexe com todo os sistema neuro-hormonal, miofascial e bioenergético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails