Páginas

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Massagens Terapêuticas


Massagens terapêuticas são as que usam as mãos ou aparelhos simples para tratar dores musculares, má circulação de sangue e outros problemas que podem ocorrer no nosso corpo. As massagens terapêuticas são diferentes das massagens estéticas já que são usadas como tratamento muscular e não para embelezar ou ajudar a perder peso.

Aqui há uma lista de massagens terapêuticas mundialmente famosas:
Acupressura Massagem feita com pressões seguindo o mapa de acupuntura, mas sem as agulhas. Com leves apertos, ou pressões circulares ela pode aliviar dores ou melhorar o funcionamento dos órgãos internos do corpo.
Anma Tradicional massagem chinesa para equilíbrio energético. É feita sentada, sem óleos. An, significa apertar e o ma, significa esfregar. Usa pressão e massagens para equilibrar os meridianos estudados pela medicina tradicional chinesa e promover um alivio muscular, além de facilitar a circulação de sangue e energia.
Antiestresse :Usa deslizamentos e amassamentos para diminuir o estresse do dia a dia. Estimula, principalmente, a liberação de ocitocina, entre outros hormônios antiestresse. Normalmente é feita com leveza para o paciente não sentir dores. A massagem relaxante normalmente vem da massagem clássica ou sueca.
Ayurvédica Massagem Indiana :(existe há mais de 7.000 anos), engloba tratamentos mentais, psicológicos e físicos. Veda significa ciência e ayur significa vida. Normalmente é feita no chão, com tatami. A massagem ayurvédica também usa muitos alongamentos para aliviar dores e tensões.
Bowen :massagem feita com muita sensibilidade e suavidade para estimular a divisão nervosa parassimpática. É um tipo de massagem relaxante. Foi desenvolvida por Tom Bowen, na Austrália. Esta massagem estimula o sistema de auto-cura inata no paciente.
Desportiva Ajuda a retirar as toxinas do organismo, como o ácido láctico, e aumenta a elasticidade dos músculos. Muito indicada para pessoas amadoras, profissionais ou praticantes de qualquer atividade física. Esta massagem pode variar muito dependendo do esporte praticada e a intensidade do treino. Usa diversos alongamentos.
Do-In Massagem japonesa que utiliza os meridianos para equilíbrio energético do corpo. Usa os pontos de acupuntura para prevenir e tratar enfermidades. Ela restaura e desbloqueia o fluxo de Ki, a energia segundo a medicina chinesa. É muito usada para fazer auto massagem.

Drenagem Linfática Ajuda na eliminação de líquido que, por algum motivo, está retido no organismo. Este tipo de massagem, em geral, usa as mesmas manobras da massagem clássica. Normalmente é muito suave.
Facial Aumenta a elasticidade da pele e a circulação, diminui olheiras e inchaços. Ajuda na eliminação das células mortas. Usa pontos reflexos na face para aliviar sintomas de dor ou estresse.

Gestantes Aumenta a circulação sanguínea e relaxa os músculos proporcionando maior mobilidade ao bebê. Este tipo de massagem pode ser feito com a gestante deitada de lado ou sentada, dependendo do mês de gravidez.
Kinesiologia Faz testes e observa os músculos para ver onde são encontradas a fraqueza e a força da pessoa. Cada músculo representa um órgão. O nome vem do grego kínesis, que significa movimento, e logos, que significa estudo. A finalidade da Kinesiologia é entender e manipular as forçãs que atuam sobre o corpo humano.
Neuromuscular Massagem que usa pressão em pontos nos músculos esqueléticos, muito parecidos com os trigger points. Esta massagem trabalha com alongamentos e pressões também sobre tecidos conjuntivos, principalmente nas inserções musculares.
Quick Massage Massagem rápida de 15-20 minutos na cadeira, sem óleo e diretamente sobre as roupas das pessoas. Muito comum em shoppings ou em escritórios. A quick massage é uma forma muito popular de profilaxia em empresas, aeroportos, eventos e congressos. Uma sessão dura cerca de 15 minutos.
Quiropraxia Trabalha o sistema neuromuscular com ajuda de movimentos da estrutura esquelética. Na Europa os quiropraxistas usam as técnicas junto com a massagem para terem melhores resultados.
Ventosa Usa copos quentes, criando vácuo para levantar a pele e os músculos. Originária da medicina chinesa. O terapêuta provoca sucção de pele para dentro do copo criando vácuo, queimando-se o ar interno. Aumenta a circulação sanguínea.
Reflexologia Pressões no pé ou na mão para estimular e equilibrar a energia das pessoas. Cada ponto tem um órgão correspondente. A sola do pé engloba todos os órgãos do corpo. Por meio de pressões, é possível estimular os órgãos e relaxar o corpo.
Relaxante Usa deslizamentos e amassamentos para diminuir o estresse do dia a dia. Estimula, principalmente, a liberação de ocitocina, entre outros hormônios antiestresse. Normalmente é feita de forma mais leve para o paciente não sentir dores. A massagem relaxante vem da massagem clássica ou sueca.
Respiração Usa técnicas para melhorar a respiração. O método
Lotorp é o mais famoso. A técnica libera a tensão dos músculos responsáveis pela respiração, ajudando o paciente a expelir o ar de dentro dos pulmões. Também inclui técnicas para fortalecer a respiração, que o próprio paciente tem que usar e treinar em casa.
Rolfing Trabalha as posturas corporais, o tecido conjuntivo e os músculos.
SeiTai Quiropraxia japonesa (existe há mais de 300 anos), realinhamento da estrutura óssea, articulações, músculos e tendões. Ela surgiu nas guerras dos samurais, que necesitavam tratamentos de feridos e para membros deslocados após treino e batalha. É muito usada nas artes marcias.
Shantala Massagem para bebês, que traz como benefícios o aumento da circulação, relaxamento, ajuda no crescimento e auxilia gradativamente o desenvolvimento dos movimentos, tornando-os harmônicos e coordenados. Foi criada na Índia.
Shiatsu Significa massagem com dedos, é uma combinação de acupuntura chinesa com pressões nos músculos. Foi criada no Japão e trazida para o Brasil pelos imigrantes japoneses. O massagista usa a palma da mão, o polegar e os dedos para aplicar pressão em várias partes do corpo, aliviando tensões e aumentando a flexibilidade dos músculos e das articulações.
Sueca O mesmo que massagem clássica. Massagem para os músculos que inclui alongamentos. Ajuda a drenar as toxinas do corpo e a recuperar músculos tensos. Aumenta a circulação sanguínea e libera hormônios antiestresse. Foi desenvolvida na Grécia antiga, onde foi usada para tratar os atletas nas antigas Olimpíadas.
Tailandesa Massagem com muitos alongamentos derivados da yoga. O paciente é colocado em várias posições de yoga durante o tratamento. Normalmente, esta massagem é feita no chão, não usa óleo mas, sim, roupas confortáveis. Na Tailândia é chamada nuat phaen boran que significa a massagem de maneira antiga.
Tântrica Massagem sensual para aumentar o estímulo sexual. Ativa o sistema parassimpático que acalma a pessoa e melhora a vida sexual. Muitas vezes feita com o marido e a mulher ao mesmo tempo.
Trigger Points Pontos de gatilho. Alivia pontos doloridos que podem emitir dores e incômodos para o corpo todo. Esses pontos irritados, quando ativos, podem gerar dores longe da origem deles. Vários destes pontos dão dores de cabeça e lombar, entre outras. Na massagem, o terapeuta pressiona o ponto ou cadeia de pontos para alivar as dores.
Tui-Na Massagem chinesa, significa pegar, segurar, amassar. Muitas vezes usada em conjunto com a moxabustão, ventosa e tai chi chuan. Equilibra a energia do corpo, usando os meridianos. Muito comum nas artes marciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails