Páginas

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

CRIOTERAPIA - TRATAMENTO AUXILIAR DE LESÕES



A crioterapia (terapia do gelo ou utilização do gelo nas lesões) é muito utilizada nas afecções traumáticas, principalmente nas lesões músculo-esqueléticas. Ela pode ser chamada de uma modalidade terapêutica, já que é muito utilizada nas reabilitações e na MEDICINA ESPORTIVA.

“Os fisioterapeutas tratam as lesões inflamatórias na fase aguda ou inicial que duram em média 24 a 48 horas, seguida pela fase sub-aguda que dura cerca de 14 dias.”

A “terapia com gelo” tem como objetivo reduzir a dor, o espasmo muscular, fluxo sanguíneo local e regional, diminuir o metabolismo, causar uma hipóxia secundária, diminuir o processo inflamatório, reduzir edema, entre outros. A utilização do gelo nas lesões é muito antiga, dizem que antes de Cristo, o gelo já era utilizado para “analgesia”.

Usadas há anos no tratamento das lesões esportivas, as compressas de gelo vêm sendo cada vez mais aceitas como um importante aliado na prevenção de dores e na melhor recuperação muscular após o treinamento.

Se você sentir alguma dor durante o treino ou realmente se lesionar, fazer uma entorse de tornozelo ou um estiramento muscular, por exemplo, não tenha dúvida: faça uma compressa de gelo o mais rápido possível. A aplicação imediata do gelo diminui o metabolismo local, detendo o extravasamento do edema. Um edema sem controle, acumulado, aumenta a extensão da lesão, aumenta a dor, o espasmo muscular e a inibição da musculatura. Conseqüentemente, retarda o processo de cicatrização.

2 comentários:

  1. Gostaria de saber onde encontramos o malato de magnésio que foi mostrado na postagem sobre fibromialgia em 30/04/2011. Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.alfandegabrasil.com.br/vitaminas-and-minerais/magnesio/malato-de-magnesio-400-mg-thompson-120-capsulas.html

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails