Páginas

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Banheira de gelo e massagem de Terezinha garantem ouro nos 100 m


Terezinha levou a medalha de ouro e brincou com o guia no pódio dos 100 m T11
Foto: Fernando Borges/Terra
Direto de Londres

Guilherme Soares de Santana começou a última quarta-feira com uma promessa e um grande problema: ajudar a corredora cega Terezinha Guilhermina a vencer os 100 m T11 apesar da lesão que o fez desabar durante a prova dos 400 m T12, na noite anterior. O segredo para a segunda medalha de ouro da dupla nos Jogos Paralímpicos de Londres, com direito a recorde mundial, foi tratamento fisioterápico e uma massagem feita pela própria atleta.

"Após a prova fui direto na banheira de gelo, fiquei lá 12 minutos. Tomei anti-inflamatório, tomei tudo o que tinha direito a tomar. Aí hoje (quarta-feira) de manhã a Terezinha fez massagem na minha perna e desembolou toda a musculatura que estava presa", contou Guilherme, que após o ouro foi exaltado pela atleta: ela pediu aplausos do público presente e foi prontamente atendida.
=
A atleta ficou mais de uma hora fazendo massagem para garantir que seu guia estivesse em condições para a prova mais rápida da modalidade. "Já tenho um histórico de receber massagem de diversas maneiras para soltar a musculatura, então eu falei: você não vai para a fisioterapia, eu vou cuidar de você", contou. "Ela falou: não pode embolar, mas que vai ficar dolorido, vai", riu Guilherme, já de medalha de ouro no peito.

Outras medidas tomadas pelo atleta incluíram bandagem com o fisioterapeuta do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e muitos alongamentos. Guilherme sentiu desconforto muscular durante a prova, mas em pouco mais de 12 segundos pôde comemorar: com novo recorde mundial de 12s01, Terezinha garantiu o ouro e liderou o pódio brasileiro, já que Jerusa Santos foi prata e Jhulia Santos, bronze.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails