Páginas

domingo, 31 de janeiro de 2010

Mitos e verdades sobre a Banana


Banana é fonte de energia?
VERDADE! Além do potássio (cerca de 370g por unidade), a fruta fornece carboidrato e vitaminas (B1, B2, A e C). Um estudo realizado pela USP revelou que em 100g de banana prata existem 28g de carboidrato, ou seja, bastante energia para atletas em geral.

Banana não engorda e podemos comer várias, inclusive antes do treino?
MENTIRA! 100g de banana contém 88 calorias, portanto um cacho de banana não é tão diet assim. E a nutricionista esportiva Karen Jacob alerta: “Não há bom desempenho de estômago cheio”. Uma dica é comer uma banana 30 minutos antes de correr para prevenir a hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue).

“Banana previne cãibras”?
EM TERMOS! A contração involuntária muscular é causada principalmente pelo desequilíbrio mineral no organismo. A nutricionista Lígia Valim, pós graduada pela Unicamp, esclarece que a banana, rica em potássio, “é pobre em sódio e cloro, os minerais mais perdidos no suor”. Como esse equilíbrio depende também do cálcio e do magnésio, a fruta ajuda, mas sozinha não previne cãibras.Milton Mizumoto, médico nutrólogo da Corpore (Corredores Paulistas Reunidos), acrescenta: “A dieta rica em potássio só é valida para atletas de enduro, que necessitam repor o mineral diariamente pela alimentação”. A cãibra também pode ocorrer pelo esforço excessivo. Nesse caso, a banana é ineficaz e a solução é alongar.

“Duas bananas equivalem a um bifão”?
MENTIRA! A banana não substitui a carne, pois uma unidade da fruta é igual a apenas 1g de proteína, afirma Lígia. Karen ainda recomenda: “Os vegetarianos devem optar por outros alimentos que contenham mais aminoácidos que a banana, em substituição à carne”.
“A casca de banana é ainda melhor que a banana em si”?
MENTIRA! Lígia explica que a casca da banana, por ter muitas fibras, “pode estimular o funcionamento do intestino de forma exagerada, favorecendo desarranjos”. A possibilidade de concentração de agrotóxicos também é grande. Melhor não arriscar.

BANANA LÍQUIDA
Uma receita vitaminada para antes do treino
Ingredientes:
1 copo de leite de soja (puro)
1 colher de sobremesa de mel
1 banana-nanica ou 2 bananas-maçã
2 pedras de gelo
Modo de preparo
bata tudo no liquidificador e sirva. Rende um copo de 300mlCalorias por porção: 293

Extraído da revista Runner´s World Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails