Páginas

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Massagem e exercícios físicos




Partindo da origem do termo, a palavra massagem é derivada do grego massein, que quer dizer “amassar”. Porém, a terminologia “massagem”, por sua abrangência e complexidade, é muito difícil de ser definida em todas as suas dimensões.


No Dicionário Aurélio Eletrônico, é definida como: “Compressão metódica do corpo, ou de parte dele, para melhorar a circulação ou para que se obtenham outras vantagens terapêuticas”. No entanto, podem-se encontrar na literatura diversas definições de vários autores, que conceituam massagem como um termo comum para a manipulação do corpo, principalmente pelas mãos, apesar de divergirem quanto a seus objetivos e aplicações.


Por se tratar de uma prática milenar, é muito difícil precisar o surgimento da massagem. Presume-se que esteja presente desde os primórdios da humanidade, já que é instintivo o ato de “esfregar” algum lugar do corpo que esteja doendo (esse ato pode ser evidenciado até entre os animais, que lambem o próprio corpo quando se machucam ou sentem dores).

Kuprian e colaboradores (1989) citam que a massagem sempre representou papel importante no tratamentode pessoas deficientes ou traumatizadas durante muitos séculos, sendo considerada por alguns especialistas como uma das primeiras formas de “tratamento”.


De acordo com Wood e Becker (1984), a massagem é mencionada como forma de tratamento nos primeiros registros médicos, e continua a ser descritaao longo da história. Mas apesar de a forma terapêutica da massagem ser a mais difundida, ela não é a única, e também era combinada com exercícios físicos, referidos em algumas literaturas médicas simultaneamente.

Kuprian e colaboradores (1989) citam que “a massagem sempre foi usada com ginástica leve ativa e passiva e com exercícios respiratórios, sendo que na antiguidade grega, as disciplinas de ginástica e massagem eram unidas”. De fato, a massagem foi bastante utilizada entre os antigos, principalmente na Grécia como um dos principaiscomponentes do cuidado atlético, aliada a treinamentos, como um método para melhorar a performance de atletas.


Estes, tinham o corpo untado de azeite antes das pugnas ( lutas corpo-a-corpo), sendo submetidos a fricções e a massagens que tinham o intuito de, além de deixar o corpo mais escorregadio, torná-los também mais ágeis e com maior desembaraço.


Entretanto, é a partir do século XIX que a massagem ganha interesse científico pelos trabalhos de Peter Henry Ling, ao qual se deve a procedência da massoterapia moderna.Sabendo-se da proximidade entre a massagem e as atividades físicas de maneira geral, evidenciada desde a antiguidade grega, como visto anteriormente, torna-se legítimo relacionar as duas áreas, principalmente no que diz respeito ao cuidado atlético e aos benefícios que uma exerce sobre a outra.


Alguns dos principais efeitos da massagem, relacionados diretamente aos exercícios físicos, são:
- a melhora da circulação sanguínea e linfática
- o aumento na flexibilidade dos músculos
- a melhora na capacidade respiratória, já que altera o ritmo da respiração
- e até efeitos psicológicos, como a melhora da auto-estima e a diminuição da “tensão”, em casos de atletas em períodos competitivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails