Páginas

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A dor ciática ou ciatalgia


De acordo com Guy Roulier em seu livro “La Prática de la Osteopatia”, o nervo sensitivo pode provocar neuralgias se uma compressão irritativa interrompe a propagação do fluxo nervoso. Segundo Roulier, a dor ciática ou ciatalgia, surge na região lombar para descer pela perna, passando pela panturrilha ou pela parte externa da perna acabando no pé.

A causa pode ser em baixa porcentagem uma verdadeira hérnia discal causada por choques, esforços violentos que levam a microtraumatismos. Frequentemente, como conseqüência de certos esforços repetitivos, as articulações vertebrais não reajustadas se inflamam e o edema comprime a raiz nervosa instalando uma dor ciática durante dias ou semanas.

Outras possíveis origens e causas da dor ciática são variadas e as vezes pouco evidentes e segundo Roulier podem ser devido à:

- Contraturas musculares no trajeto ou proximidade do nervo (escápulas, pélvis, glúteos, músculos, pernas);

- Irritação por compressão de órgãos pelvianos (útero, intestinos, etc.) sobre as raízes do nervo ciático;

- Dor de origem coccígena: luxação do cóccix que, ao sentar-se provocam dores.


Observa-se muitas manobras osteopáticas efetivas no tratamento deste problema, pois sobre este osso se apóiam importantes ligamentos;

- Dor de origem meníngea que provém de lesões osteopáticas à distância (craniais, cervicais, dorsais);

- Dor como conseqüência de um desequilíbrio nos membros inferiores e na pélvis. O sacro, que é a base que repousa toda a coluna vertebral, onde normalmente deve estar perfeitamente equilibrado;

- Dor de origem dental: o osteopata deve sempre pensar em investigar a relação dentes-ciático;

- Dor de origem cicatricial (aderências, fibroses).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails