Páginas

sábado, 27 de junho de 2009

Exercícios físicos e dores musculares


Primeiro é preciso avaliar se existe algum problema de saúde. Depois, iniciar a programação de forma lenta e progressiva e aprender a respeitar os próprios limites junto ao seu educador físico.

Os jogadores de futebol, titulares e reservas, normalmente se aquecem antes e depois de uma partida de futebol. Importantíssimo realizar um programa completo de alongamento. Investindo apenas de 5 a 8 minutos. O aquecimento, se faz necessário antes e depois de uma atividade física em várias direções, dobrar e esticar a musculatura para que todo o grupo muscular envolvido no exercício entre em atividade prevenindo câimbras e contraturas musculares.

Na primeira fase da atividade esportiva, o indivíduo deve alongar a musculatura e fazer exercícios de aquecimento. Com isso estará prevenindo lesões como à distensão muscular que pode afastá-lo da atividade física.

O grande sinal da adequação dos exercícios é o organismo que dá. A programação que serve para um indivíduo pode não servir para outro da mesma idade. Nunca esquecendo que as pessoas têm características diferentes umas das outras.

Dor muscular sempre é sinal de alerta em nosso corpo e não deve ser ignorada.

Conheça alguns termos usados no esporte:

Luxação - é a perda completa da congruência articular, ou seja, quando os ossos que compõem uma articulação tem as suas superfícies articulares deslocadas uma em relação a outra. Pode ocorrer em qualquer articulação do corpo, mas é mais comum no ombro, pois esta é uma articulação mais frouxa. A principal causa é por traumatismos. Não tem nada a ver com fratura ou osso trincado. Luxação é grave, e necessita atendimento Massoterapêutico imediato e deve ser tratado o mais rápido possível ou a pessoa poderá ter lesões nos nervos e vasos que estão próximos a articulação.

Entorse - os ossos do esqueleto humano estão unidos aos outros através dos músculos, mas as superfícies de contato são mantidas umas de encontro às outras por meio dos ligamentos. A vítima de entorse sente dor intensa na articulação afetada. Acompanhando a dor, surge o edema (inchação). Quando os vasos sangüíneos são rompidos a pele da região pode ficar, de imediato, com manchas arroxeadas. Quando a mancha escura surge 24 ou 48 horas após o acidente, pode ter havido fratura e, nesses casos, deve-se providenciar ajuda médica, de imediato. As entorses mais comuns são as do punho, do joelho e do pé. O Socorrista de uma vítima com entorse deve imobilizar a articulação afetada como no caso de uma fratura, e pode colocar gelo ou compressas frias no local antes da imobilização. Podemos também imobilizar a articulação através de enfaixamento, usando ataduras ou lenços. Não se deve permitir que a vítima use a articulação machucada. Após o primeiro dia, podem-se fazer compressas quentes e mergulhar a parte afetada em água quente, na temperatura que a vítima suportar. Fazendo aplicações de calor várias vezes por dia e mantendo-a imóvel, a articulação atingida por uma entorse normalmente recupera-se dentro de uma semana. Isso se não houver outras complicações, como derrame interno, ruptura dos ligamentos ou mesmo fratura.

Tendões - são essas estruturas esbranquiçadas nas quais os músculos motores da articulação se inserem. A transmissão de força provocada por um músculo é feita através do tendão e é assim que se produz o movimento. Por exemplo, o músculo contrai, o tendão puxa o osso e o joelho dobra. A força exercida em cima dos tendões é imensa. Os tendões são constituídos por tecidos com pouca quantidade de água e que deformam muito pouco. Portanto, quase transmitem a mesma força que recebem do músculo e da resistência do solo. O indivíduo que salta, para cair adequadamente, contrai a musculatura e cabe ao tendão segurá-la nessa posição. Como qualquer tecido vivo, os tendões têm limites e podem sofrer pequenas rupturas e processos inflamatórios.

Tendinites - existem limites individuais, limites que decorrem da idade e outros que decorrem do tipo da atividade física. Cada articulação tem uma limitação que deve ser respeitada e não adianta fazê-la trabalhar além de sua capacidade. Sempre que se fizer alguma coisa que extrapole o limite estrutural desse complexo de peças que compõe o corpo humano, o indivíduo vai apresentar problemas, por exemplo, a tendinite. As cicatrizações das pequenas rupturas dos processos acontecem nos tendões. No lugar do processo inflamatório é que ocorre a calcificação. Ocorre um tecido de elasticidade menor e é isso que configura as tendinites, responsáveis por mais da metade dos problemas que acometem quem tem uma atividade física. Estas pessoas podem ter seriíssimas dores a ponto de impedir que o indivíduo continue praticando esporte.

O tratamento mais adequado para a luxação e distensão é o repouso. Lesões mais frequentes como a tendinite, LER-DORT se conhece tratamento até preventivo com Massoterapia que permite prever em quanto tempo a pessoa estará pronta pra retornar as atividades normais. As dores musculares são mais comuns do se imagina. Elas são conseqüência de uma sessão de treino mais forte e intenso do que o habitual. A dor ocorre como um mecanismo de proteção do organismo diante da possibilidade de ocorrência de lesões musculares, fazendo com que o indivíduo reaja para remover o agente estimulador da dor. O corpo libera uma substância chamada ácido lático que enrijece os tecidos musculares causando sua contração. A respiração nos exercícios físicos é fundamental para levar oxigênio para o corpo. A massagem é fundamental para eliminação desta substância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails