Páginas

sábado, 13 de junho de 2009

Efeitos terapêutico da massagem



A MASSOTERAPIA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO COMBATE AO ESTRESSE.

Segundo Longem (2003), na recuperação passiva é utilizado em diversas práticas desportivas o relaxamento, os banhos térmicos quentes ou frios, as duchas escocesas, as banheiras de hidro - massagem, as terapias manuais, posições corporais específicas e o próprio repouso, todos utilizados como métodos para acelerar o processo de restauração das potencialidades fisiológicas do indivíduo. Visando uma recuperação passiva, o indivíduo habitualmente deita-se na esperança de que a inatividade completa reduzirá as demandas energéticas de repouso e, dessa forma irá liberar oxigênio para o processo de recuperação.

A massagem tem sido utilizada como recurso terapêutico há mais de 5000 anos. Os livros sagrados da Medicina Chinesa e da Medicina Ayurvédica (Índia) já relatavam experiências com massagem.

Inúmeros autores como Kamenetz (1973), Teirich-Leube (1975), Guirro e Guirro (1996), Wood e Domenico (1998) apud Beard (1952) fazem referência em seus trabalhos a muitos autores como Homero (1200 a.C.), Hipócrates (460 a.C.), Galeno e Paracelso descreverem, em seus escritos, massagens utilizadas como terapia e para alívio da dor. Os mesmos autores mencionam que, nos últimos tempos, vários médicos como Per Ling, Mezger, Charcot, Cornelius, Kohlrausch e fisioterapeutas como Dicke, Marx e Camargo, Wood, Beard têm criado e utilizado métodos de massagem como recurso terapêutico.

Durante e após a Segunda Guerra Mundial, ao ganhar importância o exercício terapêutico, a massoterapia recuperou-se, uma vez que é, tradicional e clinicamente, um complemento valioso do exercício terapêutico. A partir de então, diversas técnicas e métodos de massagem terapêutica foram criados, sendo abordados mais cientificamente.

Ao fim do século XIX a massagem terapêutica, ou massoterapia era muito utilizada em grande variedade de processos patológicos no mundo todo. Sofreu preconceitos e caiu em desuso relativo durante a primeira parte do século XX, com o processo de industrialização e o crescimento da indústria medicamentosa e da eletroterapia (terapia através de aparelhos elétricos), o que para Maitland (1992, p.19), dizia respeito a nenhum princípio poder ser atingido a menos que todos sejam completamente atingidos. Preconizando que nenhum componente do corpo pode ser adequadamente compreendido quando isolado do todo e de sua relação com o ambiente. Podemos aqui perceber que os enunciados acima divulgados resumem as experiências que a Drª. Rolf teve em seu contato com a Osteopatia, a Ioga e a Homeopatia. Retiram-se destas vivências as idéias de que: mudando-se a estrutura do corpo podemos mudar sua função; o corpo pode curar-se e o trabalho com o corpo “eleva” o ser humano numa condição mais harmônica, emocional e espiritual. O princípio Holístico descreve de maneira geral, o modo como o profissional precisa conceber a estrutura humana.

Esses princípios mencionados acima se baseiam numa série de observações e pressuposições, tais como:

1- O corpo é um todo indivisível, no qual nenhuma parte é mais importante para a organização do todo do que o todo em si.

2- Assim como o corpo é uma unidade, a disfunção somática também é e reflete-se em todos os aspectos do ser.

3- Conhecer os componentes da forma viva não é suficiente para compreender a organização do todo.

4- Corpos vivos são sistemas auto-reguladores e auto-organizadores (ortobiótica).

5- Compreender áreas locais de disfunção depende de compreender o estado do todo e sua relação com o ambiente.

A massagem terapêutica, segundo Domenico (1998) apud Beard (1952) é o termo usado para designar certas manipulações dois tecidos moles do corpo; estas manipulações são utilizadas com maior eficiência com as mãos e são administradas com a finalidade de produzir efeitos sobre os sistemas nervoso, muscular, respiratório e sobre a circulação sanguínea e linfática local e geral.

Neste sentido, os efeitos da massagem consistem em dispersar as matérias gastas (metabólitos) formadas nos músculos e não expelidas pelo exercício. Ela faz com que a matéria gasta se disperse, removendo assim a fadiga, como reforça o mesmo autor acerca do efeito principal da massagem consistir em produzir estimulação mecânica dos tecidos por meio de uma pressão e estiramentos ritmicamente aplicados. A pressão comprime os tecidos moles e distorce as redes de receptores nas terminações nervosas. O estiramento aplica tensão nos tecidos moles e distorce os plexos dos receptores nas terminações nervosas. Ao aumentar os lumens dos vasos sanguíneos e espaços dos vasos linfáticos, essas duas forças afetam a circulação capilar, venosa, arterial e linfática. A massagem também pode soltar o muco e promover a drenagem do excesso de líquidos nos pulmões.

Segundo o mesmo autor os efeitos mecânicos da massagem dão origem a uma série de fisiológicos importantes:

Aumento circulação sanguínea e linfática;

Aumento do fluxo de nutrientes;

Remoção dos produtos catabólicos e metabólicos;

Estimulação do processo de cicatrização;

Resolução de edema e hematoma crônico;

Aumento da extensibilidade do tecido conjuntivo;

Alívio da dor;

Aumento do movimento das articulações;

Facilitação da atividade muscular;

Estimulação das atividades autonômicas;

Estimulação das atividades viscerais;

Remoção de secreções pulmonares;

Estímulo sexual;

Promoção do relaxamento local.

Os efeitos principais da massagem no tecido muscular referem-se ao não aumento direto da força do músculo normal, contudo, a massagem é mais efetiva que o repouso na recuperação da fadiga causada pelo exercício excessivo.

Diversos estudos apontam para os benefícios da massagem terapêutica em vários grupos sociais, desde trabalhadores a donas de casa, crianças a adolescentes, demonstrando o potencial terapêutico e os benefícios desta prática.

Em "Better than a coffee break" (Melhor do que a paradinha para o cafezinho), estudo realizado em empresas americanas compara dois grupos dentro de uma empresa, um grupo com 26 empregados, que recebia 15 minutos de massagem, duas vezes por semana e outro grupo, com 24 empregados, que não recebia massagem, mas usava uma técnica de relaxamento apenas fechando os olhos, proporcionando uma indução para o relaxamento.

O grupo que recebeu massagem demonstrou uma redução no estresse e maior disposição, enquanto o outro grupo não apresentou nenhuma melhora. Ambos os grupos tiveram as ondas cerebrais, alfa e beta, medidas e observou-se que no grupo que as pessoas receberam massagem estavam mais alerta.

E para fechar, eles consideram significativos os resultados obtidos na pesquisa, se considerarmos que quase 200 bilhões de dólares (estimativa de 1993) são perdidos em baixa produtividade nos Estados Unidos, considerando-se baixa produtividade, abstinências, despesas médicas diretas, planos de saúde, entre outros.

Em "Research Shows Massage Therapy Works", pesquisadores mostram que a terapia da massagem funciona e obteve os seguintes resultados:

Estudantes de medicina da Universidade de Medicina e Odontologia de New Jersey que foram massageados antes de um exame e mostraram uma redução significativa da ansiedade e da taxa de respiração, assim como um significativo aumento das células brancas no sangue e na atividade das células protetoras do organismo, sugerindo assim um benefício ao sistema imunológico; Resultados preliminares sugerem que pacientes acometidos de câncer tinham menos dor e ansiedade depois de receberem massagem terapêutica no Hospital de Câncer e Instituto de Pesquisa James em Columbus - Ohio - Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails