Páginas

terça-feira, 9 de junho de 2009

Alongamentos


O Alongamento


Os músculos, tendões, juntas e ligamentos são estruturas flexíveis. Podem alongar-se ou contrair-se. A prática da musculação gira em torno de um grande número de contracções musculares, que são encurtamentos longitudinais momentâneos das fibras musculares envolvidas. Após algum tempo, quando o músculo é sujeito a um grande número de contracções, ele tende a encurtar-se, diminuindo assim a sua flexibilidade. Um músculo pode contrair-se mas não pode alongar-se por si próprio. Daí a necessidade do alongamento, que prepara os tendões, deixando-os prontos para uso efectivo mas contracções musculares, evitando o seu rompimento, lesão essa que irá retardar ou mesmo parar o seu desenvolvimento.

Quanto menor a flexibilidade de um músculo pior é a sua qualidade de contracção. O alongamento não só previne este encurtamento, como aumenta a flexibilidade, permitindo contracções mais completas. Através destes dados, você pode perceber que os alongamentos não só são preventivos de lesões, como também incrementa a qualidade das contracções musculares. É aconselhável alongar todos os grupos musculares envolvidos no seu treino após o finalizar, não lhe gastando mais do que 5 ou 10 minutos por treino.

Os alongamentos requerem movimentos muito lentos e controle absoluto. Caso você alongue um músculo ou tendão de maneira repentina e brusca, o músculo contrai-se para se proteger, anulando totalmente o objectivo do alongamento. Por isso comece o alongamento cuidadosamente e de maneira progressiva, até sentir uma ligeira dor suportável na área alongada. Mantenha-se nesta posição por cerca de 40 segundos, concentrando-se em relaxar os músculos envolvidos. Então os tendões irão gradualmente relaxar e você terá ganho flexibilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails