Páginas

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Cuidados ao levantar pesos

Estudos de laboratório mostram que levantar objetos pesados com os joelhos flexionados exercer muito menos pressão sobre os discos da coluna vertebral do que quando mantemos os joelhos retos.Também é importante segurar o objeto o mais próximo do corpo.

Erguer e arrumar alguma coisa com os braços esticados e os cotovelos retos força tanto a região superior como a inferior da coluna.

Existem duas etapas no processo de levantamento de peso:

1ª etapa - Levantar o peso do chão até a cintura.
O modo correto de levantar peso é com as pernas dobradas.
A posição do objeto levantado também tem importância, se for volumoso e pesado.
O objeto deve ficar preso ao tronco porque se erguido afastado do tronco, causa um aumento de carga nos discos da região lombar entre 10 a 15%.
Levantar o peso do chão até a cintura de forma incorreta causa a agressão a coluna lombar.

2ª etapa - Levantar o peso da cintura e colocá-lo a uma altura acima da cabeça.
Ao levantar o peso corretamente até a cintura e colocá-lo sobre um mesa, fizemos a proteção da coluna lombar, mas se além disso o peso tiver que ser colocado em cima de uma prateleira, estaremos agredindo a coluna cervical que passará a ter uma sobrecarga de peso nos discos dessa região.
Quando tivermos que colocar o peso num prateleira acima da cabeça, temos que subir, com o peso apoiado no corpo, numa escadinha para colocar o peso adequadamente. Devemos poupar a coluna cervical desse esforço, pois ela é mais fraca do que a coluna lombar.

Treinamento- O levantamento correto de peso deve ser treinado ao erguer pequenos objetos que estão no chão, tais como lápis, borracha, chaves, etc. Isto sempre com os joelhos dobrados e a coluna ereta, pois assim se tornará um reflexo condicionado e produzirá, instintivamente, a posição correta.
A pessoa com problema de coluna deve treinar e ter consciência da importância deste exercício.
A segunda etapa no levantamento de peso - ter uma escadinha ou banquinho - é ainda mais difícil de se realizar. Mas deve-se exercitá-la pelo mesmo motivo explicado acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails