Páginas

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Banho depois do treino


Finalize o treino e corra para o chuveiro
O banho ajuda seu corpo a entender que os exercícios terminaram

Sair do treino, lavar o rosto rapidinho e correr para o trabalho. Muita gente pula a passagem pelo chuveiro quando termina de fazer os exercícios, mas a preguiça ou a economia de tempo pode custar caro para a sua saúde. "O banho ajuda o corpo a entender que a atividade física terminou", afirma o traumatologista Moisés Cohen, diretor do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte.

"Passar um tempo embaixo da água morna relaxa os músculos, que estavam sendo exigidos num nível mais alto". O especialista ainda lembra que o banho não deve ser tomado imediatamente após as atividades. Deve-se aguardar pelo menos de 10 a 15 minutos para que o metabolismo caia a níveis mais baixos e o processo da sudorese termine. Sem isso, o suor continua sendo produzido depois do banho, comprometendo a higiene da pele.

Com apenas cinco minutos no chuveiro, você aproveita uma série de benefícios. Confira abaixo todos eles e, se for o caso, dê uma breve encurtada no treino em favor de uma ducha.

Previna micoses: o suor acumulado nos pés, somado ao calor, forma o ambiente ideal para o desenvolvimento de fungos e de bactérias. Quando tomar banho na academia, use sempre um chinelo e não se esqueça de secar bem entre os dedos.

Organize o raciocínio: quando faz um treino mais intenso, não é apenas o corpo que acelera. Seu raciocínio também entra num ritmo mais pesado, quase de euforia. O banho ajuda as idéias a entrarem em ordem novamente, sem aquela sensação de urgência. Por isso,em vez da água gelada, prefira a morna (que ajuda a relaxar).

Relaxe os músculos: logo após o alongamento (você não se esquece dele, não é mesmo?), a ducha diminui a tensão acumulada nos músculos. Isso contribui para que você consiga fazer seus movimentos normalmente as mulheres conhecem bem a dificuldade de calçar um salto depois de fazer musculação nas pernas. Mas não é só: com os músculos livres de tensão, as chances de que você venha a sofrer alguma lesão é menor.

Regule a temperatura: o ideal é sempre o banho morno que pode ou não ser seguido por uma rápida ducha fria (para dar aspecto mais corado à pele). A prática de atividade física eleva a temperatura corpórea, e o banho morno ajuda a abaixá-la com mais rapidez.

Livre-se do mau cheiro: pode parecer estranho, mas há quem julgue o cheiro de suor imperceptível. Mesmo que você lave o rosto, passe desodorante e use perfume, não tem jeito. Sem banho, não há como disfarçar o mau cheiro. Aliás, o perfume só piora o problema quando a transpiração é intensa demais.

Faça uma massagem: com uma bucha e sabonete líquido, estimule as áreas do corpo que foram mais exigidas durante o treino. Aproveite para massagear as pernas, os ombros e a região lombar da coluna, vale até dar batidinhas leves com as mãos.

Continue o alongamento: sob o chuveiro, aproveite para dar boas espreguiçadas, esticando os braços e, principalmente, a coluna. Este momento de relaxamento deixa seu corpo, literalmente, no lugar.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails