Páginas

sábado, 31 de março de 2018

Desmistificando o mito do ÁCIDO LÁCTICO


É comum ouvir os corredores dizerem que as dores musculares após uma prova ou um treino intenso se devem ao ácido láctico acumulado nos músculos.
Tal afirmação não faz sentido e é apenas uma demonstração de desconhecimento face aos mecanismos e processos fisiológicos envolvidos durante o exercício físico.
O Ácido Láctico é um sub-produto do metabolismo glicolítico e é removido do nosso organismo cerca de 1h30 após o término do exercício através de diversos mecanismos (suor, urina, etc). Se a ideia é acelerar a remoção do ácido láctico produzido durante o exercício a melhor forma de o fazeres é através da recuperação ativa em vez da habitual recuperação passiva.
O desconforto muscular pós-corrida é devido à DOMS (delayed onset muscle soreness) e geralmente dura 24 a 72h. A DOMS não é mais do que um processo inflamatório decorrente das micro-rupturas musculares que são geradas pelo exercício físico de intensidade elevada e são as principais responsáveis pelas adaptações geradas pelo exercício.
Assim sendo, se as dores musculares pós-exercício te incomodam, tens várias soluções: realiza um período de recuperação ativa (10 a 15 minutos de corrida lenta), treina e compete a uma intensidade que seja ajustada à tua condição física atual, melhora a tua alimentação e tenta descansar mais e/ou utiliza técnicas auxiliares de recuperação (ex: massagem,crioterapia...).
✔️ Conclusão, o ácido láctico não é o responsável pelas dores musculares pós-corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails