Páginas

domingo, 4 de março de 2018

A importância da massagem para o esportista



Tendo em conta a multiplicação dos esportes de alto nível e de práticas extremas, as massagens tornam-se um trunfo essencial para todos aqueles que têm uma atividade física regular ou intensa, como os esportes de combate. As massagens permitem-lhe, efetivamente, descontrair, relaxar e melhorar o seu desempenho.Seja você um iniciante ou atleta de alta performance, experimente os benefícios de uma sessão as massagens.
BENEFÍCIOS DA MASSAGEM
Muitas vezes, os atletas de alto nível possuem o seu próprio massagista/fisioterapeuta para receberem massagens durante a sua preparação esportiva. No entanto, as massagens também são úteis para os esportistas iniciantes visto que os seus benefícios são numerosos.
Durante o esforço, os músculos são, por vezes, duramente solicitados e isso provoca tensões ou microrrupturas que estão na origem das famosas dores musculares ou cãibras. As massagens são conhecidas por relaxar o organismo e reduzir estas tensões musculares que o contraem.
Terapêuticas e reconfortantes, elas amaciam os músculos, relaxam o corpo e fornecem um bem-estar único. Especialmente após o esforço, as massagens relaxam o esportista e permitem que o seu organismo recupere mais facilmente. É um complemento muito eficaz para a preparação esportiva porque promove uma recuperação mais segura do treinamento.
AS DIFERENTES TÉCNICAS DE MASSAGENS
A fim de aliviar os esportistas, existem diferentes tipos de massagem, como: a massagem californiana, a esportiva ou a coreana. A osteopatia e a fisioterapia, por sua vez, são bastante recomendadas em caso de rompimentos musculares mais graves.
 A massagem californiana: esta é uma massagem muito sensível e realizada em profundidade na qual os movimentos efetuados são particularmente delicados. É caracterizada pelos movimentos delicados, a suavidade e a importância da respiração. Todavia, às vezes, pode ser mais forte, a fim de relaxar os músculos.
• A massagem coreana: realiza-se no chão e com a ajuda de ondulações e estiramentos das articulações. A ondulação realizada pelo massagista deve espalhar-se por todo o corpo para efetivamente aliviar as tensões musculares.
 A massagem esportiva: as suas técnicas são adaptadas às necessidades do atleta e definem-se por toques, pressões... Também tem propriedades terapêuticas, com o uso de infravermelhos, mas também preventivas. Ela possibilita a vasodilatação e a vasoconstrição, especialmente graças à sua ação térmica.

Terapêuticas e reconfortantes, elas amaciam os músculos, 
relaxam o corpo e fornecem um bem-estar único.

A massagem esportiva é, claramente, a mais adequada para os atletas. As suas técnicas são numerosas e requerem a utilização de um óleo de massagem para os esportistas que se espalha desde as extremidades em direção à raiz do membro. Aqui estão alguns exemplos de gestos realizados:
• toques: movimentos circulares suaves, amplos e leves;
• estiramento: tensionamento mais ou menos suave da pele com ambas as mãos a afastarem-se uma da outra;
• amassadelas: massagens profundas dos músculos efetuadas sobre as partes carnudas;
• pressões: realizadas com a ponta dos dedos e o polegar em pequenos círculos apoiados ao nível das massas musculares, especialmente sobre os pequenos músculos, tais como os do pescoço, mãos, pés.
ANTES, DURANTE OU DEPOIS DO ESFORÇO FÍSICO?
Os três! Na verdade, os atletas de alto nível recebem frequentemente massagens antes de uma competição ou antes de um treino, durante os períodos de pausa e no final a atividade. É esta última massagem a mais benéfica e que os iniciantes devem privilegiar.
Antes do esforço, a massagem permite relaxar o esportista e diminuir o seu nervosismo durante as competições. É também uma forma de evitar as dores musculares, de aquecer os músculos a atividade física. Usada nos períodos de pausa durante um treinamento, a massagem reduz os traumatismos musculares e articulares. Por fim, no final de um treinamento, a massagem é importante porque ela suaviza os músculos, regula a circulação, drena o sistema sanguíneo para então eliminar as toxinas acumuladas durante o treino e ajuda a se recuperar mais rapidamente. É um verdadeiro trunfo para ajudar o organismo na fase de recuperação pós-esforço físico.
Não se esqueça que hidratar-se adequadamente também ajuda a relaxar os músculos. A massagem esportiva deve durar entre 20 a 30 minutos para ser realmente útil e deve ser realizada num local tranquilo e arejado. Não hesite em falar com um profissional, caso sinta dores persistentes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails