Páginas

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Massagem esportiva: diferença nos resultados



Muitos estudos acadêmicos, apresentaram resultados interessantes da massagem para o esporte.

A massagem é indicada para preparar os músculos dos atletas para o dia da competição, mas para isso é preciso incluir a massagem dentro do plano de treinamento, como fazem as equipes da europeias e cubanas.

A massagem pré-competição deve ser rápida e superficial, para não fadigar as estruturas musculares, mas sim, despertá-las para atividades mais fortes, provocando uma excitação ao sistema nervoso central. Consequentemente, aumenta a dilatação, hiperemia, um maior aporte sanguíneo para os músculos.

Logo após a competição, a fadiga muscular é presente e muitas vezes e causa limitações no movimento. A massagem tem uma ação determinante por meio de movimentos mais lentos e profundos, sentido de extremidade para o coração, recuperando a boa circulação desintoxicante e rica de nutrientes para reconstruir as estruturas que passaram por micro lesões.

Cada atleta e esporte, precisa de uma técnica apropriada para contribuir com os resultados. Massagem desportiva é a personalização da técnica de massagem adequada ao atleta, esporte e treinamento. Um ótimo profissional em massoterapia tem formação em curso técnico e especialização em Massagem esportiva.

A massagem esportiva apresenta diversos benefícios, entre eles, podemos citar:
Melhora da circulação sanguínea;
Melhor transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos;
Auxilia sensivelmente ao alongamento;
Reduz aderências;
Auxilia na recuperação muscular;
Diminui os quadros de fadiga muscular;
Previne lesões;
Reduz espasmos musculares;
Reduz edemas;
Reduz os processos inflamatórios;
Aumenta o conhecimento corporal;
Aumenta o reflexo corporal;
Diminui estados de ansiedade;
Diminui os quadros de depressão;
Auxilia na qualidade do sono reparador;
Melhora nos desempenhos esportivo;

Os massoterapeutas desportivos são profissionais que atuam em clubes esportivos, recreativos ou academias, com práticas de massagens com técnicas ocidentais e orientais, com atuação em equipe multiprofissional com objetivo de melhorar o desempenho dos atletas.

Durante os jogos Olímpicos do Rio 2016, teve diversos profissionais da massagem em equipe multidisciplinar do Comitê Olímpico Brasileiro.

Por Prof. André Nessi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails