Páginas

sábado, 18 de novembro de 2017

Dor oriundo de problema na coluna


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em torno de 85% da população tem ou terá pelo menos um episódio de dor oriundo de problema na coluna. Devido ao grande número de pessoas, também é grande a quantidade de dúvidas sobre o tema, motivo pelo qual decidi aprofundar um pouco mais em novo artigo.

Uma forma interessante de fazer o fortalecimento da musculatura abdominal, , é através de exercícios globais que não trabalham tal grupamento de forma isolada.

Cada caso é um caso, mas, geralmente, os exercícios em que o abdômem trabalha de forma isométrica, isto é, sem movimento, como prancha ventral, “superman”, ponte dorsal e demais exercícios globais para core, geram efeitos muito mais benéficos para a saúde da coluna quando comparados aos tradicionais exercícios em que há movimento específico do abdômen (“crunch”, “oblíquo com perna cruzada” e afins). Stokes e colaboradores (2011) mostraram melhores resultados para redução de dores nas costas com os exercícios globais em comparação aos exercícios que isolam a musculatura.

Em relação aos alongamentos, costuma ser vantajoso que seja feito para as panturrilhas, posterior de coxa (isquiotibiais), glúteos (não apenas glúteo máximo!), piriforme, rotadores de coluna, multifídios, paravertebrais, dorsais, dentre outros. Dá para notar como o tema é complexo, né?

Desta forma, reitero que é fundamental o auxílio de bons profissionais, pois o pouco abordado neste artigo foi apenas referente aos exercícios, e ainda seria necessário abordar sobre intensidade e volume de treino, algo que demandaria inúmeras páginas do jornal…

Contudo, vale ressaltar: exercícios globais de fortalecimento tendem a ser melhores para a saúde e qualidade de vida, em especial da coluna. Alongar também é fundamental para que isso ocorra. Ah, ainda é importante pensar em formas de relaxar a musculatura, diminuindo tensões musculares, sendo liberação miofascial e massagem duas excelentes ferramentas para isso.

Tal conjunto de ações, se abordado de forma adequada, certamente auxiliarão na redução dos episódios e nível de dor. Deixar de enfrentar o problema, certamente agravará tal a médio/longo prazo.

Luís Otavio Bueno de Toledo
E-mail: personalluistoledo@gmail.com
Personal trainer graduado pela USP (bacharel em Esporte graduado em 2012 – trabalhou na área fitness do Clube Paineiras do Morumby em São Paulo e no Clube Mogiano, em Mogi Mirim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails