Páginas

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Insônia: saiba como a corrida pode te ajudar a acabar com ela



A insônia pode ter múltiplas causas e já atinge um grande número pessoas. Porém, seja qual for a origem, as atividades físicas, especialmente a corrida, podem ajudar a amenizar e combater o problema. Algumas pessoas que sofrem de insônia, sempre reclamam da dificuldade em descansar de forma apropriada. Os exercícios aeróbicos estabelecem equilíbrio nos ciclos hormonais, reduzindo os mecanismos de estresse e, além dos efeitos fisiológicos, também podem afetar positivamente aspectos emocionais, já que proporcionam socialização, superação de tarefas e evolução progressiva.
A corrida, quando praticada regularmente e associada ao prazer e diversão, proporciona um maior controle da pressão arterial e da produção de insulina, além da liberação de endorfina e outros neurotransmissores que contribuem com o bom humor, controle da ansiedade e sensação de relaxamento. “Como consequência dessas e outras alterações bioquímicas, nosso adormecer fica mais fácil e o sono tranquilo”, afirma o médico do esporte, Sérgio Pistarino.
Os exercícios aeróbicos estabelecem equilíbrio nos ciclos hormonais, reduzindo os mecanismos de estresse e, além dos efeitos fisiológicos, também podem afetar positivamente aspectos emocionais, já que proporcionam socialização, superação de tarefas e evolução progressiva. De acordo com a Associação Brasileira do Sono, toda atividade física pode contribuir nesse processo, mas quem procura uma sensação ainda mais intensa de relaxamento, pode apostar em atividades focadas no desenvolvimento da flexibilidade e postura. Se aliada a outros cuidados, a corrida pode proporcionar efeitos surpreendentes a quem sofre de insônia.
Toda e qualquer atividade que proporcione prazer e alívio de stress, pode melhorar o sono em quantidade e qualidade. “Atividades aeróbias estão mais relacionadas a esse mecanismo. Pensando em atividades que melhoram principalmente a parte psíquica temos: meditação, yoga, massoterapia, cromoterapia entre outras”, explica Sérgio.

O médico ainda dá algumas dicas de como ter uma boa noite de sono:

1. Deixe o quarto em condições de um sono tranquilo: totalmente escuro, sem barulho e temperatura agradável.
2. Não realize refeições pesadas imediatamente antes de se deitar. Coma 1h ou 2h antes.
3. Não utilize aparelhos eletrônicos até 1h antes de dormir, escolha uma boa leitura em livros e revistas.
4. Escolha um chá com propriedades calmantes para ingerir antes de deitar.
5. Não faça atividades físicas intensas no período noturno.
6. Durma sempre no mesmo horário, seu corpo precisa descansar.

Fonte:webrun.com.br/insonia-corrida-pode-ajudar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails