Páginas

sábado, 17 de outubro de 2009

Por que receber uma massagem?


A massagem é uma maneira construtiva de libertar tensões nervosas, acalmar a dor e melhorar o bem-estar geral. Nesta forma de terapia utilizam-se principalmente as mãos e os dedos para trabalhar os músculos e os tecidos mais moles do corpo, para aliviar a rigidez e para descontrair o corpo e a mente. A mente vai-se gradualmente relaxando à medida que os músculos do corpo libertam a tensão.

A massagem utiliza especificamente o sentido do tato. O terapeuta interpreta as informações recebidas através das mãos, apercebendo-se das áreas de calor, de frio e de imobilidade. À medida que o tratamento vai prosseguindo, estas áreas vão-se alterando e tornando mais fáceis de manipular.Tanto o terapeuta como o paciente apercebem-se destas alterações. É preciso ter em conta que esta é uma forma de terapia que trabalha conjuntamente a mente e o corpo, uma forma holística de melhorar e manter o estado geral de saúde. A massagem é benéfica para seis áreas específicas.

Seis efeitos principais da massagem

1 Relaxamento profundo. A medida que o paciente relaxa com o tratamento, o complexo processo de resposta entre as terminações nervosas da pele e o cérebro é estimulado, provocando a libertação de substâncias químicas, cujo efeito é ajudarem a relaxar mais profundamente o corpo e provocarem sensações positivas na mente. Este processo é extremamente benéfico para o sistema nervoso em geral.

2 Um tom de peie mais saudável. As mãos do terapeuta estimulam a superfície da pele através do toque. Esta prática aumenta a temperatura da pele, causando uma maior afluência de sangue oxigenado ao complexo sistema de pequenos vasos aí existentes. Consequen-temente, o sangue traz nutrientes para a pele e retira as toxinas, acelerando o processo de renovação celular. Alguns óleos particulares ou produtos nutritivos aplicados durante a massagem também alimentam a pele e aumentam a sua elasticidade.

3 Respiração mais eficiente. Massagear determinados locais do corpo, como o peito ou as costas, facilita a expansão da caixa torácica para que a respiração se faça de uma forma mais lenta e profunda. Isto acontece de um modo relativamente espontâneo - é surpreendente verificar como contraímos a nossa respiração. Inspirar e expirar profundamente provoca a afluência de sangue oxigenado a todos os locais do sistema, alimentando literalmente cada uma das células existentes. A massagem ajuda a restabelecer os padrões de respiração, acalmando problemas como a asma ou a bronquite.

4 Digestão mais eficiente. Massagear a área abdominal facilita o processo de digestão, desde os movimentos digestivos até à passagem dos alimentos processados através dos intestinos delgado e grosso, aliviando alguns problemas relacionados com a digestão, como é o caso da prisão de ventre. Outro benefício é trazido pelo fato do toque relaxante do terapeuta libertar tensões nervosas, resultantes de estados emocionais, como a ansiedade. É impressionante verificar a quantidade de tensão que acumulamos na zona abdominal; e é por isso uma área que requer um trabalho muito cuidado.

5 Desintoxicação. O sistema linfático é responsável pela remoção de produtos não aproveitados pelo corpo, e a eficiência deste sistema depende de uma circulação sanguínea sã. Tratamentos de massagem aplicados com regularidade ajudam a tratar os locais onde as toxinas se acumulam (como as pernas, coxas), provocando depósitos de gordura conhecidos como celulite.

6 Circulação sanguínea mais eficiente. Este é um efeito facilmente detetado; o terapeuta sente as zonas mornas ou quentes sob os dedos ou mãos, e o paciente sente uma leve sensação de formigueiro na pele à medida que a circulação é estimulada. A massagem estimula as fibras que compõem o tecido muscular, aumentando a afluência de sangue a estas zonas para que o excesso de resíduos de toxinas seja removido. O calor e uma circulação sanguínea eficiente também aliviam áreas doridas ou contraídas pela tensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails