Páginas

sábado, 24 de outubro de 2009

Massagem e acupuntura para lombalgia


Pacientes com dor lombar crônica devem ser tratados com acupuntura, massagem e fisioterapia segundo nova diretriz do National Institute for Health.

A dor lombar crônica ou lombalgia é praticamente um problema de saúde pública. Afeta milhões de pessoas em todo o mundo e é uma das principais responsáveis pelo absenteísmo (falta ao trabalho). No Reino Unido, cerca de 2,5 milhões de pessoas por ano procuram assistência médica com queixa de lombalgia.

Com causas diversas, a dor lombar em geral não evidencia anormalidades graves nos exames de imagem porém a persistência da dor leva o paciente a abusar de analgésicos. Muitas vezes, problemas de postura são a causa principal e a correção resolve o problema.

Vários estudos já haviam comprovado a eficácia da acupuntura e da massagem para o tratamento da lombalgia . Porém, esta é a primeira vez que o National Institute for Health, referência mundial para Medicina, indica uma terapia não convencional em uma de suas diretrizes.

Não existe tratamento efetivo para lombalgia crônica. Os portadores sofrem durante anos e conseguem pouco alívio dos sintomas. Para evitar o abuso de analgésicos, a acupuntura e a massagem surge como alternativas terapêuticas para estes pacientes trazendo pouco ou nenhum risco e agora, com eficácia comprovada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails