Páginas

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Corra para a massagem


"O sufoco daquela corrida ou treino forte acabou. Sua única vontade é deitar numa cama e relaxar, de preferência enquanto alguém cuida dos seus músculos doloridos. Tornando esse desejo realidade, você vai ajudar a se recuperar e a se preparar para a próxima batalha.

É o complemento que todo o atleta quer: deitar numa cama e relaxar enquanto mãos experientes juntam os estilhaços dos músculos moídos. Pois esse prazer traz grandes benefícios para seu corpo e sua corrida. Ele ajuda na recuperação muscular, um processo que pode levar de 24 a 72 horas, e que pode ser acelerado pela massagem, previne lesões em fases de treino intenso, desmancha os nós (fibras musculares que aderem umas às outras) que tantas vezes sentimos nas costas e ainda trazem relaxamento e bem-estar. "A massagem é uma última opção para complementar a recuperação. Porém, ela não substitui o desaquecimento e muito menos o alongamento. Cada um tem funções diferentes", afirma José Marques Neto, ortopedista, educador físico e fisiologista do exercício do Instituto de CiÍncias Biológicas da Universidade de São Paulo (ICB/USP). "O ideal é fazer a massagem até 48 horas após o exercício físico, focando os principais músculos envolvidos na corrida: lombares, glúteos, tibial, quadríceps, peitorais e ombros", indica o massoterapeuta Alberto Takashi, formado pela Escola Oriental de Massoterapia e Acupuntura.

Após a atividade física, os músculos estão "sujos" de metabólitos (lactato, íons H+, fosfato inorgânico, amônia) produzidos pelo corpo durante o esforço. O ato de massageá-los, manipulando ao mesmo tempo tendões e ligamentos, acelera a "limpeza" no local. "Esse processo de limpeza ocorre naturalmente no organismo, mas a massagem acelera a saída dessas substâncias porque aumenta a irrigação sanguínea nesses locais", afirma Neto. "O estímulo mecânico das mãos no músculo torna mais rápida a ida do sangue sujo aos rins. Lá ocorre uma 'lavagem' e o sangue, agora mais limpo, vai para o coração e posteriormente para os órgãos", completa.

A maratonista Marizete Rezende, campeão da São Silvestre e da Meia Maratona do Rio de Janeiro, é uma das muitas atletas que têm a massagem como parte de seu processo de recuperação. "Depois de uma maratona fica difícil até caminhar. A massagem é um ótimo complemento para me recuperar e, além disso, relaxa bastante", afirma a atleta, que faz sessões de massagem até três dias após uma maratona e, ao todo, leva sete para voltar aos treinos diários. A sensação de relaxamento a que Marizete se refere está relacionada à liberação de hormônios, principalmente, a endorfina. "A pressão do toque aumenta a circulação sanguínea no local, estimulando o sistema endócrino, que libera os hormônios. Aí vem o bem-estar", disse Takashi.

Mesmo que você já tenha uma sessão de massagem marcada para o dia seguinte, não deixe que o cansaço e a preguiça prevaleçam após o treino ou a prova. "Além de auxiliar na limpeza dos metabólitos, o papel do alongamento é restaurar o comprimento original do músculo e preparar a musculatura para a próxima sessão de treinos", define Neto. "O massoterapeuta pode fazer o alongamento passivo, em que o atleta fica relaxado e tem seus músculos esticados. Mas o atleta deve ter responsabilidade e avisar o profissional", alerta Takashi. Também não espere que uma massagem pós-competição seja sempre 100% prazerosa. Se os músculos estiverem muito doloridos, os movimentos da massagem podem ser um pouco desconfortáveis - mas nem por isso menos benéficos".

REVISTA O2 - EDIÇÃO 08

http://revistao2.uol.com.br/mostramateria.asp?IDmateria=275

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails