Páginas

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Dor nos joelhos


A dor no joelho é uma queixa um tanto comum, a maioria delas se originando de trauma por esforço; são dores pouco agudas e que se resolvem sem tratamento, ou apenas com analgésicos leves.

Traumas graves com ligamentos lesionados ou rompidos resultam em dor e instabilidade da articulação do joelho. O joelho também é passível de outros tipos de lesões, como luxação da patela, bursite patelar e efusões articulares.

A dor pode estar associada ao joelho como na doença de Legg-Calve-Perthes, que tem sua real origem no quadril, mas cujo primeiro sintoma pode ser a dor no joelho. Outras condições que podem levar à dor no joelho são a infecção na articulação (articulação séptica), artrite, sangue na articulação do joelho (hemartrose), tumores ósseos, cisto de Baker e doença de Osgood-Schlatter.

Exercícios físicos moderados (como caminhadas) NÃO causam problemas no joelho. Se o joelho não estiver lesado, o exercício normalmente é benéfico. Esforços laterais são os que causam a maioria das lesões no joelho, já que este não foi projetado para suportar esses esforços.

O desgaste irregular da cartilagem pode fazer com que a perna se dobre para dentro ou para fora. Estar acima do peso também pode contribuir para os problemas no joelho.

Causas comuns:

danos ao ligamento ou cartilagem devidos a traumas ou lesões
lesão de LCA, Ligamento Cruzado Anterior
lesão de LCM, Ligamento Colateral Medial
lesão de LCL, Ligamento Colateral Lateral

osteoartrite
artrite reumatóide
artrite gotosa aguda
Doença de Still de adultos
cisto de Baker
bursite
condromalácia patelar
artrite gotosa crônica
gonococcemia (infecção gonocócica disseminada)
doença de Osgood-Schlatter
pseudogota
artrite psoriática
síndrome de Reiter
lupus eritematoso disseminado
esclerose sistêmica (esclerodermia)

Obs.: Esse problema pode ter outras causas. Esta lista não menciona todas as causas, nem as cita em ordem de probabilidade. As causas desse sintoma podem incluir doenças e medicamentos improváveis. Além disso, as causas podem variar, dependendo da idade e sexo da pessoa afetada, assim como dos seguintes aspectos específicos dos sintomas: características, evolução, fatores agravantes, fatores atenuantes e queixas associadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails