Páginas

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Massagem e articulações




As articulações são conexões móveis entre dois ou mais ossos. Cada junta tem o seu formato característico, que dá movimento ao encaixe dos ossos, chamado de articulações. Entre um osso e outro, existe a cartilagem, que melhora o encaixe, diminui a fricção e alivia os choques feitos pelo movimento. A cartilagem tem uma função fundamental para a boa movimentação.


Ela não contém nervos ou vasos sanguíneos, o que dificulta sua capacidade de nutrição e faz com que não seja sensível à dor. A nutrição da cartilagem é feita pelo líquido sinovia produzido pelo movimento da articulação. Por isso, uma vida de movimento é fundamental para a sobrevivência da cartilagem. Quando fraca, ela traz vários problemas ao corpo como dores e diminuição do movimento.


Em volta da articulação, existe uma cápsula de tecido conjuntivo cujo lado interior é feito por uma membrana chamada sinovial. É ela que produz o líquido necessário para lubrificar e nutrir a articulação. A cápsula tem ainda uma outra função fundamental: a propriocepção. São pequenos sensores ligados ao sistema nervoso central. Eles informam ao cérebro sobre a posição da articulação, e mantêm o nosso equilíbrio. Quando ficamos num pé só e fechamos os olhos, é a propriocepção que mantém o nosso equilíbrio.


Normalmente, é bem mais fácil ficar em apenas um pé com os olhos abertos. Em volta da cápsula há ligamentos fortes para impedir a luxação e fortalecer as juntas. Eles também limitam o movimento. Articulações com muitos movimentos são mais prováveis de deslocar, enquanto que articulações com poucos movimentos são difíceis de deslocar, devido aos fortes ligamentos. É bom lembrar que o que mantém tudo no lugar certo não são as articulações, mas os músculos cujos tendões são fixados no esqueleto.


Muitas pessoas já romperam um ligamento, más é possível viver uma vida sem grandes problemas mesmo assim. Tem vários tipos de articulações. Os mais comuns são:


Triaxial (ex. ombro)


Condilar (ex. pulso)


Selar (ex. polegar)


Gínglimo (ex. cotovelo)


Dobradiça (ex. joelho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails