Páginas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Imersão no gelo, massagem... Confira técnicas para recuperar os músculos

EuAtleta Thiago Asmar pre-temporada_gelo B (Foto: Eu Atleta | Arte | foto Igor Christ)
técnica é estranha, mas faz efeito. No vestiário, o atleta imerso no barril de gelo. A crioterapia é um procedimento que tem sido bastante utilizado no período de recuperação pós-exercício. Isso porque a água (muito) gelada é usada para remover o "lixo" que o nosso corpo produz depois da prática de atividade intensa, os chamados metabólitos. (A série "Pré-temporada" mostrou) 
+ "Pré-temporada": repórter é aprovado nos exames e sofre na caixa de areia 
+ "Pré-temporada" tem exercício a 40ºC, intensidade no campo e barril de gelo 

Os efeitos da crioterapia deverão ser sempre voltados para a melhora do quadro do dia seguinte, proporcionando que um novo treino ou atividade encontre o músculo com a melhor recuperação. 

- Muitos se adaptam a esse trabalho e outro sentem dificuldade. Com a prática, temos visto bons resultados e os clubes e atletas estão usando mais - destacou Alex Salgueiro, fisioterapeuta do Boavista, que vai disputar o Campeonato Carioca de futebol. 


Na série "Pré-temporada", repórter encara barril de gelo pós-treino (Foto: Eu Atleta | Foto: Igor Christ)


Teve espasmo muscular? Dor que tem causa desconhecida pode ser evitada 

Para surtir efeito, o atleta tem que ficar com o corpo no barril de gelo até a altura do abdômen. O método facilita o retorno venoso, levando o sangue rico em oxigênio para as pernas novamente. 

- A margem de segurança é de cinco ou sete minutos em média para não trazer prejuízos para o organismo. O ideal é fazer entre duas a três vezes na semana, isso no caso de um profissional - destacou Alex. 

Aguentar o frio de 5 a 10 graus não é tão simples, por isso muitos atletas preferem intercalar a crioterapia com a piscina ou banheira quente. A técnica pode ser usada também por amadores que estão treinando para as provas mais longas, como triatlo, natação e corrida, por exemplo. 

- O gelado com o quente é o que chamamos de contraste. Quando o atleta sai do gelo e vai para a hidromassagem. A piscina quente promove relaxamento, com o jogador andando para frente, de forma lateral e fazendo movimentos lentos e regenerativos - explicou o fisioterapeuta.  

TESTAMOS: faixa de gelo age para recuperação de lesões musculares 
EuAtleta Thiago Asmar pre-temporada_gelo C (Foto: Eu Atleta | Arte | foto Igor Christ)
Thiago recebe massagem depois do treino intenso: alívio para dores (Foto: Eu Atleta | Foto: Igor Christ)


Que tal uma massagem? 

Depois do barril de gelo e da banheira quente, nada melhor do que cair nas mãos de um bom massagista. Feita com movimentos ágeis em pés, coxas, panturrilhas e costas, a massagem desportiva pode ser uma grande aliada de atletas, amadores ou profissionais, principalmente por facilitar a liberação de ácido lático no pós-exercício. 

O objetivo é recuperar a musculatura para que a prática do exercício possa ocorrer de maneira mais segura e com um desempenho melhor nos treinos e provas. Os movimentos ajudam na recuperação de tecidos lesionados e na diminuição de inchaço, a eliminar toxinas, diminuir a sensação de dor e o cansaço muscular. 

Além disso, durante qualquer massagem, o atleta na maca tende a falar sobre seus medos e angústias. E Isso também vai ajudar a afastar o estresse antes de uma provaou competição. 

A massagem fecha um trabalho para recuperar membros inferiores, principalmente a coxa e a panturrilha. Todo jogador adora porque realmente relaxa os músculos depois daquela atividade desgastante. As dores diminuem bastante - ressaltou o experiente massagista Luizão, que tem passagens pela seleção brasileira, diferentes grandes clubes e atualmente está no Boavista. 


fontehttp://www.jornalfloripa.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails