Páginas

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

A massagem na vida esportiva


A massagem deve ser de uso freqüente na vida esportiva. A ela recorre-se para preparar e seguir a ação atlética, durante o treinamento, após o evento esportivo e também como forma de tratamento, quando ocorre algum traumatismo.
A prática da massagem antes do evento esportivo tem por objetivo preparar toda a estrutura muscular do atleta, aumentando sua rentabilidade e para reduzir os riscos de lesões. 
São feitas fricções e pressões efetuadas rápida e concisamente, e amassadura das massas musculares, provocando um afluxo de sangue na periferia, visando fazer com que os tecidos fiquem mais maleáveis, impedindo assim rupturas e torções. 
A massagem concebida e executada após exercícios é feita de maneira a conduzir a circulação na eliminação de ácido láctico e outras toxinas, descansando a musculatura para aliviar dores e contusões, desfazer inchaços, também tendo importância fundamental na recuperação de fadigas musculares e no tratamento de traumatismos leves. A massagem não deverá ser de maneira alguma excitante, pois tem o objetivo de conduzir calma a musculatura. No caso de lesões é indispensável a realização de exame radiográfico e mediante prescrição médica poder realizar as manobras de massagem para obter um bom resultado do tratamento.
Para aplicação das técnicas de massagem no esporte deve-se levar em conta a avaliação completa do sistema músculo-esquelético, verificando o alinhamento postural e a tensão dos tecidos moles exigindo preferência e prática na escolha da técnica mais eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails