Páginas

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Corredor deve evitar exagero para diminuir os riscos


A julgar pelas estatísticas, pelo menos metade dos corredores vai sofrer lesões relacionadas ao esporte em algum momento da vida.

Canela e pé são as maiores vítimas da corrida, mostra estudo

Depoimento: Ficar parado dói mais do que a própria lesão
'Desisti do tratamento, mas não de competir', diz consultor de informática

Duas das maiores pesquisas citadas no trabalho de revisão coordenado pelo fisioterapeuta Alexandre Lopes mostram que 46% dos participantes de maratonas já se machucaram.

Para reduzir o risco de desenvolver patologias em consequência do hábito da corrida, os médicos consultados pela Folha recomendam algumas medidas.

"Aumentar os treinos (volume, frequência, intensidade) de maneira gradual e progressiva, realizar exercícios de fortalecimento muscular duas a três vezes por semana e fazer alongamentos" são algumas das indicações do médico Jomar Souza, da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.

Reduzir o peso corporal e usar "calçados adequados" também são fatores que podem diminuir o risco de lesões, segundo o ortopedista Moisés Cohen.

O TÊNIS CERTO

O também ortopedista Márcio Freitas é mais específico: "A correção biomecânica dos eixos de força dos membros inferiores, com palmilhas e tênis adequados, é importante fator de prevenção; já o alongamento do pé e da panturrilha ajuda a evitar a fascite plantar".

Freitas também recomenda, para evitar o impacto excessivo, o uso de tênis de amortecimento e de calcanheiras de silicone --além da alternância dos tipos de terreno da corrida.

O corredor deve, ainda, evitar o exagero nos treinos de "tiros" [corridas curtas em ritmo intenso e não se apoiar demais no antepé, já que esses fatores aumentam a tensão na origem da fáscia plantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails