Páginas

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

15 dúvidas sobre dores na coluna e nas articulações

Você sabia que as doenças reumáticas afetam tanto as pessoas mais velhas quanto as mais jovens? Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 80% das pessoas no mundo terão ao menos uma situação de dor nas costas durante a vida.

Apenas os idosos têm doenças reumáticas?
Não. A doença reumática é uma coisa que afeta tanto as pessoas mais velhas quanto as mais jovens. 'A minha dica vai para os indivíduos jovens, do sexo masculino e que têm muita dor na coluna lombar ou no glúteo pela manhã. Eles devem procurar uma avaliação reumatológica', explica o cirurgião especialista em coluna, Alexandre Reis Elias.

Quais as principais lesões que podem acometer a coluna?
Artrose, fratura por osteoporose ou secundárias a tumores, contraturas musculares, hérnias de disco, estenose (estreitamento) de canal medular, listese (escorregamento) de vértebra, tumores propriamente ditos sem causar fraturas. Não devem ser esquecidas também as dores relacionadas a problemas renais, gástricos, intestinais e dos órgãos genitais.

'Por abranger várias etiologias, é fundamental o exame clínico médico para o diagnóstico correto e, se necessário, solicitar exames e propor o tratamento adequado', explica Elaine Scaff Haddad, Médica Fisiatra Assistente do Grupo de Dor do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo.

As mulheres são mais propensas a desenvolver dores nas articulações?
Existe um quandro chamado fibromialgia, isto é, quando a pessoa tem várias dores em várias partes do corpo. Isso é mais comum nas mulheres e está diretamente relacionado a estresse, algumas alterações como a depressão ou ansiedade. A parte da postura é também importante e o uso do salto alto pode desencadear, sim, uma dor lombar.

'Mas isso é uma questão de bom senso. Uma pessoa que usa salto alto e não sente nada pode usar sem problema algum. Já quem usa e nota que, se não usar, a dor melhora deve evitar', destaca Alexandre.

As articulações costumam doer mais no frio?
Em todo paciente que tem alguma dor, esta costuma piorar na época do frio. O que ocorrer é que há uma vasoconstrição, ou seja, há menos irrigação nos tecidos. 'Nos consultórios médicos sempre aumenta o volume de atendimento na época do inverno. Mas é uma situação esperada e, à medida que o frio passa, a pessoa melhora novamente', destaca o especialista em coluna, Alexandre Reis Elias.

A obesidade estimula o surgimento de dores nas articulações?
O sobrepeso força as articulações como um todo. Se as pessoas obesas perderem peso certamente deve melhorar a intensidade da dor que sentem. 'Imagine uma pessoa que tenha sobrepeso grande e que já tenha lesionado a articulação. Muitas vezes, não adianta apenas melhorar o sobrepeso, ela terá que tratar a lesão. A melhor coisa é evitar o sobrepeso para minimizar lesões que podem ser definitivas e requerer tratamentos mais invasivos como, por exemplo, cirurgias', ressalta Alexandre.

Apenas a fisioterapia pode tratar doenças reumáticas?
Se uma pessoa tem uma dor lombar de característica inflamatória, que é aquela dor pela manhã e que melhora à medida que caminha, ela deve ser sempre avaliada por um reumatologista antes do fisioterapeuta. É preciso haver um diagnóstico preciso para estabelecer uma rotina de fisioterapia para uma determinada patologia.

'A pessoa deve sempre tentar um diagnóstico preciso antes de introduzir um tratamento mais direcionado para aquela doença. E as doenças reumatológicas melhoram muito com medicação', explica o especialista em coluna, Alexandre Elias.

Hábitos alimentares têm influência em dores?
Se duas pessoas têm o mesmo nível de lesão numa articulação e uma tem a alimentação balanceada e pratica atividade física regularmente e a outra não, a primeira certamente sente menos dor do que a segunda. 'A pessoa que se alimenta bem e pratica exercícios tem no cérebro uma quantidade de neurotransmissores que promovem a serotonina, a substância do bem-estar. Ela sente menos dores do que uma pessoa que não tem essa rotina mesmo com o grau idêntico de lesão articular', observa Alexandre.

Qualquer dor na articulação é sinônimo de doença reumática?
Não. As doenças reumáticas são aquelas dores inflamatórias que pioram ao repouso. Em articulações, principalmente do cotovelo e das mãos, a pessoa pode ter um inchaço local. 'Eu lido mais com problemas de coluna e os pacientes têm um padrão de dor inflamatória, que piora pela manhã e melhora com a atividade como sair andando para o trabalho. Isso é bem diferente de quem tem problema de hérnia de disco ou de vértebra que está solta dentro da coluna. Para essas pessoas, à medida que andam, a dor piora', destaca Alexandre.

As doenças reumáticas têm cura ou não?
Elas podem não ter cura, mas, na extrema maioria das vezes, têm controle. O especialista em coluna Alexandre Reis Elias explica que, quanto antes for feito o diagnóstico, menor será a possibilidade de ter inflamação e de haver lesão naquela articulação daqui a 20 ou 30 anos.

Deitar de barriga para baixo faz mal para a coluna?
Faz e não faz. Deitar de barriga para baixo pode provocar uma curvatura maior na coluna chamada hiperextensão e isso pode provocar dor. Para algumas pessoas, só o fato de corrigir a postura no dia a dia e ao dormir já melhora a dor lombar. 'É outra questão de bom senso. Uma pessoa pode dormir nessa posição por dez anos e não sentir nada. Ela tem que evitar isso? Não, para ela não há nenhuma diferença', explica Alexandre.

Dormir no chão realmente 'corrige' a coluna?
'Não há isso de correção. O que ocorre é que o chão, como é rígido, proporciona menos movimento da coluna, e pode trazer um bem-estar. Deitar num colchão muito mole movimenta a coluna e, se você estiver com uma lesão ou inflamação naquela região, vai ter mais dor', explica o especialista em coluna, Alexandre Reis Elias.

Cruzar as pernas, estalar os dedos, isso pode prejudicar a coluna?
'A mulher de pernas cruzadas, se não estiver apoiada atrás com um apoio de braço, eventualmente pode ficar com dor na coluna. A pessoa deve sempre se sentar com a coluna apoiada no pulso da cadeira e com os pés inteiros no chão', explica o médico Alexandre Elias.

A parte de estalar os dedos, continua o especialista, não afeta em nada a coluna. O que pode afetar é a forma como a pessoa está sentada na cadeira. Se ela não sentar com a coluna encostada no dorso da cadeira pode, sim, desencadear uma dor.

Estalar o pescoço com o movimento da cabeça faz mal?
Todo movimento mais brusco na coluna pode desencadear uma dor aguda. Se a pessoa faz movimentos mais fortes com o pescoço pode ter uma dor cervical. Mas ela não deve evitar estalar se a dor não existe. 'Tem pessoas que fazem esse movimento e não sentem dor alguma. É preciso apenas o cuidado com esses movimentos fortes. Se ela sentiu dor ao fazer isso pode procurar um diagnóstico com o médico', destaca o especialista Alexandre Elias.

Fumantes têm mais propensão à dor nas costas?
As pessoas que fumam podem ser mais ansiosas e ter mais dor. Ou ter piora na irrigação sanguínea nos tecidos e também terem dor. Mas, explica o especialista Alexandre Elias, é difícil precisar o razão. 'Estudos mostram que os fumantes têm mais dor do que as pessoas que não fumam. É difícil avaliar o motivo. Mas dá para dizer que quem fuma tem mais dor, sim', destaca Alexandre.

O que fazer para evitar dores na coluna?
A médica fisiatra Elaine Scaff recomenda sempre a atividade física de maneira regular, de quatro a cinco vezes na semana, e orientação de posturas adequadas para dormir, levantar, sentar ou realizar afazeres domésticos. 'Para qualquer atividade, o ideal é manter o peso adequado e realizar o controle médico de preferência com um especialista de coluna', destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails