Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A manipulação articular e terapia por massagem

Um horizonte que deve ser organizado...

A origem da manipulação terapêutica está perdida nos anais da história. Alguns documentos chineses de antiguidade escritos por volta de 2700aC, escritos gregos de 1500aC são exemplos de que a manipulação para fins terapêuticos não é uma novidade. Vários povos a tem praticado por séculos, como os povos nativos da Ásia, os povos semíticos e muitos outros.

Alguns povos nativos norte-americanos, como os Sioux, descrevem o termo “back -walking” (caminhar por sobre o dorso) e sua prática associado com cura de enfermidades. Em alguns povos da Polinésia, a prática de colocar crianças para caminhar sobre o dorso de enfermos foi observada pelos exploradores navegantes. Hieróglifos egípcios de 2500 a.C. descrevem a associação entre um dorso livre de curvaturas e desvios com melhor performance físico. Talvez o maior impacto desta prática veio por meio de Hipócrates. Sua visão era vitalística, centrada no paciente como um indivíduo e não centrada na doença como entidade. Hipócrates escreveu ao menos 70 obras a respeito do processo de cura, entre as quais estão:

• A manipulação e a importância para uma boa saúde;

• Ajustando articulações por meio de alavanca. Hipócrates enfatizava este ponto: “ Conheça a espinha dorsal, pois este é o requisito para muitas doenças.” Para Hipócrates, Summun bonum - o bem maior - é remover a causa. A Natureza cura; o terapeuta pode apenas remover a obstrução.

Hipócrates lançou fundamentos para todas as formas de terapias manuais incluindo a massoterapia como vemos hoje no mercado. Observando as praticas antigas de manipulação articular entendemos que haviam diversos acidentes, devido à falta de conhecimento anatômico e fisiológico. Todos os pais da massagem no passado carregavam em si os pensamentos de Hipocrates, sendo eles: Galeno, Avicena, Ambrosio Paré e Pehr Henrique Ling. Mezger, Cyriax, Brhaun,Mennel, Dicke,Rolf, Greenman, Dixon,Robert e Chaitow.

A tradição das manipulações através da massoterapia retornou nos anos de 1960 quando fisiatras e osteopatas forneceram um novo arsenal técnico para os profissionais. A formação no Brasil permite movimento cinesiológico e algumas escolas possuem disciplinas complementares de quiropatia. Fora isso, em sua maioria o que temos visto são estaladores de ossos, curiosos e pseudo profissionais prejudicando a saúde de centenas de pessoas somente porque conseguem estalar alguém. Eles não sabem que podem estar causando maiores malefícios do que benefícios... Não se engane massoterapeutas podem sim promover ajustes articulares, entretanto após formação técnica ou através de direito adquirido para os formados antes de 2008.

Não devemos invadir campo profissional de ninguém quiropraticos trabalham com ajustes articulares vertebrais, Osteopatas fazem a ma mesma coisa, massoterpaeutas trabalham com quiropatia ou manipulação vertebral desde que sejam técnicos formados...

Vamos manter o profissionalismo, não trabalhamos com manipulação vertebral, deixemos para os quiropraticos assim como, exigimos que ninguém trabalhe com terapia manipulativa de tecidos moles, pois este é nosso campo. Respeite o espaço do outro... Veja analise:

-Técnico em massoterapia – 02 anos de formação.+ curso de aperfeiçoamento ou especialização de quiropatia ou manipulação articular. (1 anos).

-Fisioterapeuta – Entre 4 e 4 anos e meio de formação + pós em manipulação articular (osteopatica).

-Quiropratico – Ente 4 e 5 anos.

-Osteopata – 5 anos.

E você? Observou, entendeu, não se pode sair por ai estalando os outros sem conhecimento prévio e treino adequado.

Pense ,reflita ,analise!!!

ABRAMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails