Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2011

O Surf e suas lesões



Muitas cidades litorâneras oferecem a prática do surf para seus moradores e o cuidado que o surfista tem que ter com o seu corpo é de suma importância para sua atividade com saúde. Outras cidades próximas os surfistas fazem bate e volta amanhecendo na praia e voltando para sua cidade de origem para voltar ao trabalho, Canoinhas ainda é um pouco longe para esta prática, mas, quando morava em Curitiba, era muito frequente ir a praia de Itapoá com duas horas de ida e duas de volta apenas. Quem assistiu o esporte espetacular que passou na Globo um tempo atras viu alguns atletas, artistas e internautas dropando ondas em Fernando de Noronha-PE.

Existem duas fases distintas no surf: a passagem da arrebentação, onde o atleta rema deitado na prancha e o surfar a onda.

A remada é o principal movimento para o deslocamento do surfista no mar. Seja para entrar em uma onda ou ultrapassar a arrebentação, o surfista está sempre exigindo bastante de seus membros superiores. Consiste o surfista, deitado sobre a prancha, com a extensão da coluna vertebral, principalmente no segmento cervical e lombar. Durante horas o surfista fica nesta posição, onde é associado aos movimentos explosivos de rotação da coluna (batida, aéreo, snep), colocando a sua coluna em constante estresse.

O surfista está cada vez mais surfando ondas maiores e aumentando a radicalidade das manobras. A manobra de maior incidência é o floater, que é uma manobra de grande impacto, em que o surfista usa seus membros inferiores e tronco para absorver o impacto. Outra manobra com grande incidência de lesão foi a batida, a qual exige do surfista muita flexibilidade, utilizando muito os membros inferiores, superiores e tronco.

Benefícios do surf para a saúde:

A melhora da capacidade cardio-respiratória, da força, da resistência e explosão musculares do tronco, dos membros superiores e dos membros inferiores. Aprimora a concentração, o tempo de reação, os reflexos, a noção espaço-temporal, o equilíbrio e a agilidade. Porém, ainda se faz necessária uma abordagem mais específica do esporte, principalmente no que se refere à preparação física direcionada não só na melhora da atividade, mas também em relação a prevenção de lesões.

Para maior eficiência das manobras é importante a participação dos membros superiores, principalmente para o equilíbrio dinâmico e recuperado. Os tornozelos e as articulações dos pés, em geral, também são importantes para a adaptação do corpo, durante as manobras. No caso do floater e do aéreo, por exemplo, ocorre a perda momentânea do contato com a água e impacto após a queda, que é absorvido pelo corpo. Portando, há necessidade de contrações musculares excêntricas rápidas e eficientes para estabilização da coluna, tronco e membros inferiores.

Em relação ao aquecimento dos surfistas eles realizam alongamento antes de surfar e mais poucos realizam alongamento depois do surf, que é de vital importância para o relaxamento da musculatura.

Existem várias lesões derivadas dos surf entre elas estão as cápsulo-ligamentares (lesões nas articulações) acometendo principalmente o joelho, devido às rotações bruscas associados à flexão durante as manobras, e o ombro, devido ao "over use" das estruturas articulares, principalmente os tendões, durante as repetidas remadas.

As mialgias (dores musculares) são lesões mais frequente e ocorrem principalmente na região lombar e cervical da coluna vertebral, devido aos movimentos rotacionais e à postura adotada pelo corpo na hora da remada, postura essa que provoca tensão nas estruturas musculares e articulares e que pode ser amenizada com alongamentos feitos sentado na prancha, como por exemplo, entrelaçar as mãos, atrás da cabeça e puxar a cabeça para baixo, levando o queixo na direção do peito, mantendo por pelo menos 20 segundos.

A maioria das lesões no surf acontece por excesso de uso dos tecidos músculos esqueléticos, sem a devida recuperação. Assim devemos trabalhar os músculos paravertebrais, abdominais (tronco e abdômen), membros inferiores, membros superiores e cabeça e pescoço.

A visão moderna da Massoterapia no esporte enfoca a prevenção, ou seja, baseada no estudo biomecânico dos gestos esportivos, no conhecimento do ambiente onde o esporte é praticado, na intensidade dos treinamentos e o material utilizado pode-se avaliar o atleta e o modo com que ele pratica cada modalidade. Nos casos que a lesão já tenha ocorrido a atuação deve ser mais precoce possível para acelerar o retorno do surfista ao esporte.

Rodrigo Muzulão Nora Massoterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails