Páginas

quarta-feira, 23 de março de 2011

Massagem nos esportes


Programa correto, excelentes resultados

Todo atleta disposto a ótimas performances necessita de um programa de treinamento específico muito bem planejado e perfeitamente adequado à sua categoria esportiva

Esse planejamento tem como objetivo manter os atletas em ótima forma física e mental, além de diminuir os riscos de lesões. No Programa Regular de Prevenção e Manutenção de um Atleta está inserido o tratamento terapêutico massoterápico, com o objetivo de prevenir e/ou auxiliar nos casos de contusões, torções, escoriações e outras formas de acidentes.

O massoterapeuta é o principal responsável nestas situações, pois tendo ele total conhecimento de anatomia, pode contribuir muito com a aplicação de técnicas variadas nos tratamentos que lhe forem favoráveis no momento do problema.

A Massagem Desportiva é a mais indicada no tratamento de um atleta. Voltada única e exclusivamente ao esporte, ela se baseia em técnicas suecas, auxiliada por outras facilmente usadas, como: affleurage, petrissage e vibração. Em cada uma delas, o músculo é o principal alvo.

Massagem de compressão: Compressão rítmica dos músculos, usada para criar uma hiperemia (acúmulo de sangue) profunda e efeito de suavidade nos tecidos.

Massagem nos trigger points: Posicionamento e pressão combinados dos dedos e polegar nos trigger points e em músculos e tecidos conectivos. Reduz a hipersensibilidade e o espasmo muscular.

Drenagem linfática: Estimulação do sistema linfático, ajudando na remoção dos edemas e hematomas.

Benefícios da Massagem Desportiva

– Reduz as chances de contusões por meio de alongamentos apropriados e massagem nos tecidos profundos;
– Melhora a amplitude dos movimentos e a flexibilidade dos músculos, dando uma melhor resistência e força;
– Reduz os tempos de recuperação entre os exercícios de treinamento, com o atleta podendo treinar mais e com disposição;
– Melhora a eliminação de produtos metabólicos produzidos durante os exercícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails