Páginas

sábado, 26 de março de 2011

Massagem para depois da corrida


“A prática da massagem remonta há milhares de anos. Os homens da antiguidade, quando se machucavam, imperceptivelmente, se auto-aplicavam massagens através do toque que aliviava, aquecia e curava.

Na Massagem Terapêutica, o objetivo fundamental é alívio (e podemos até falar na total extinção) de estados desagradáveis, além de equilibrar também o lado energético do indivíduo, o que efetivamente promove bem-estar.

A massagem envolve sistematicamente o alisamento, amassamento e pressão dos tecidos macios de todo o corpo, para que um estado de total relaxamento seja induzido. Quando o músculo trabalha, ele precisa de um constante fornecimento de oxigênio, gorduras e carboidratos.

Esses elementos são transportados para o músculo através de pequenos vasos sangüíneos que ficam junto com as fibras musculares. O corpo tem duas maneiras de fornecer essa energia necessária para o trabalho do músculo: aeróbica e anaeróbica. O processo aeróbico acontece quando o músculo tem oxigênio suficiente para o trabalho que ele vai fazer, e o anaeróbico é acionado em um trabalho excessivo, como o realizado em corridas prolongadas, no qual não há oxigênio suficiente no músculo para o trabalho e o corpo não consegue fornecer a energia de modo aeróbico, por ser esse processo um pouco lento.

É aí que o corpo usa uma segunda alternativa para fornecer a energia aos músculos. Ele faz a combustão sem oxigênio, usando só os carboidratos. É um processo dinâmico e rápido. Porém, produz ácido lático, que se acumula no músculo e ao atingir altas proporções pode até mesmo impossibilitar o movimento. O músculo pára de funcionar momentaneamente e, só depois de um tempo de descanso, começa a funcionar normalmente.

É por esse motivo que os atletas normalmente deitam no chão após terminar a corrida, respirando profundamente durante um bom tempo, até o corpo limpar o ácido dos músculos. Esse ácido lático presente nos músculos produz como conseqüência não só as dores como também outros problemas, como o mau funcionamento dos movimentos, fraqueza e cãibras.

Uma boa massagem aumenta a circulação sangüínea em até 400%, traz oxigênio de novo ao músculo e tira o ácido lático acumulado, aliviando o músculo e fazendo com que ele volte à normalidade. Além disso, estimula a tonificação muscular, o fluxo venoso do sangue, aumenta os níveis de hemoglobina e o fluxo linfático, ajuda a diminuir e a controlar o estresse, reduz espasmos musculares e os custos com assistência médica.

Dessa maneira, ela é bem empregada também antes de provas, maratonas e olimpíadas. É preciso lembrar, no entanto, que quando essa massagem não é realizada por um profissional qualificado pode agravar todas as conseqüências advindas de atividades exaustivas.”

Fonte;o povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails