Páginas

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Manutenção preventiva


A massagem depois do esporte é sempre uma excelente maneira de manter o corpo em dia e pronto pra ser usado.

Nosso corpo é inteligente, ele se defende do esgotamento do nosso estoque de energia. O primeiro sintoma antes desse esgotamento é a fadiga, que aparece para evitar a queda total das reservas energéticas.

No entanto, esse limiar da fadiga pode ser aumentado ou retardado. Quanto melhor preparado, mais tempo o corpo agüentará o esforço e mais eficiente será sua recuperação.

Por volta dos 26 anos de idade estamos no auge da nossa forma física. Nessa fase, nosso corpo responde bem aos desgastes provocados pelos exageros.

Mas, à medida que os anos vão passando nosso metabolismo* sofre mutações e naturalmente vamos percebendo mudanças significativas no funcionamento do corpo.

O efeito do dia seguinte à balada, que antes tirávamos de letra, passa a demorar mais para passar. A recuperação depois de longas horas de esporte torna-se mais lenta, as dores musculares rotineiras que surgem após o esforço físico demoram mais para ir embora.

Esses e vários outros sinais de que o nosso corpo esta mudando e o metabolismo desacelerando nos forçam a acompanhar e se adaptar a essas mudanças.

Várias caídas no mar com tempo prolongado sem uma ponderação sobre a alternância entre atividade e repouso podem levar a um estado de fadiga crônica e queda de desempenho, dando margem para o surgimento de lesões.

Preste atenção em alguns sintomas que mostram que estamos exagerando:

- dificuldade de pegar no sono, dormir pouco ou acordar muitas vezes durante a noite, e durante o dia sentir forte sonolência.
- irritação por motivos bobos.
- novas dores surgem com mais freqüência, principalmente depois de atividades esportivas.
- falta de fome e descuido com alimentação.
- desânimo, muitas vezes sem motivo.
- doenças como gripe atacam com mais facilidade.

Ao sentir alguns desses sintomas, diminua o ritmo e avalie a sua atividade, pois você pode estar beirando ao um "overtraining", ou excesso de treinamento. Se possuir mais de 30 anos convém procurar um médico esportivo para realizar uma bateria de testes clínicos e laboratoriais.

Essa dor, essa incapacidade que sentimos, é uma defesa orgânica, é uma produção excessiva de acido lático, fator limitante do exercício produzido pelo nosso corpo através dos exercícios vigorosos.

Esse ácido lático que produzimos quando exercitamos em demasia é eliminado pelo corpo depois de algumas horas de repouso. Com um trabalho de recuperação imediatamente após o exercicio conseguimos acelerar esse processo de eliminação proporcionando uma melhor recuperação e sensação de bem-estar.

Durante treinamento de vários dias é natural que você se sinta cansado, com dores pelo corpo, mas se essas dores forem localizadas, tipo na coxa direita e no ombro esquerdo, diminua o ritmo, descanse, treine menos, aprenda a ouvir e conhecer o seu corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails