Páginas

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Banhos Quentes vx Banhos frios


Não existe nada mais agradável do que tomar um banho de imersão bem quente, após um dia de trabalho cansativo, principalmente nos finais dos gélidos dias de inverno.
Os seus efeitos revitalizantes são extraordinários, contribuindo para o aumento da irrigação capilar da pele e dos músculos, potenciando a sudação e a consequente eliminação de toxinas, estimula a frequência cardíaca e a libertação de endorfinas, as quais promovem uma ação calmante sobre qualquer sensação de dor ou de mal-estar, assim como pode constituir uma excelente terapia coadjuvante no trabalho de várias maleitas, como, por exemplo, insuficiências cardíaca e cólicas renais e hepátias.
Temperatura ideal da água:
- Entre 34º e 36ºC, para quem padeça de varizes e/ou seja hipotenso (tensão baixa);
- Entre 40º e 42ºC, para quem sofra de alergias e/ou de dores articulares- No caso de sofrer de insónias e/ou tensão nervosa a água deverá estar a uma temperatura de 38ºC



BANHOS FRIOS

Ao invés do banho quente o banho frio é tido como desagradável, mas o choque térmico provocado pela água fria é extremamente revitalizante.
O principal objetivo do banho frio é justamente esse choque com a água fria. Banho frio, não é para ficar debaixo de água e deixar baixar a temperatura do corpo, correndo até o risco de ficar resfriado e apanhar uma constipação.
O choque térmico, vai “exigir” ao organismo uma formidável reação que promoverá o bem-estar que quem o pratica. Isto acontece, porque o choque produz endorfinas, vasoconstrição, ativa o metabolismo e o funcionamento de todos os órgãos. Privilegia o cérebro e deixa o corpo mais “acordado” e “lúcido”, pronto para a ação.
De ter ainda em conta que por estimular os órgãos, o banho frio revigora, estimula e aumenta todas as ações orgânicas, e em consequência o nível de saúde. É um afrodisíaco, deixa o corpo pronto a “ação”; se tomado corretamente aumenta exponencialmente o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails