Páginas

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Massagem para Finalidades Específicas




- Massagem Esportiva

A massagem esportiva vem sendo cada vez mais reconhecida como uma importante modalidade terapêutica, à medida que um número cada vez maior de pessoas de todas as idades se envolve na prática dos esportes.

Efeitos da Massagem Esportiva:

* Diminui as lesões de treinamento;
* Melhora a consistência do treinamento;
* Ajuda a prevenir lesões musculares e tendinosas;
* Promove a cura de lesões agudas;
* Promove a cura completa, ao evitar que problemas agudos tornem-se crônicos;
* Promove a cura de lesões muito prolongadas (rompe aderências para a restauração da mobilidade);
* Reduz os espasmos musculares para a promoção da restauração do funcionamento muscular normal;
* Incentiva uma atitude mental relaxada;
* Aumenta a confiança;
* Capacita o atleta a permanecer no seu esporte por mais tempo.

A literatura não apóia o uso de lubrificantes, cremes ou géis. Para técnicas mais profundas, as substâncias oleosas podem reduzir demasiadamente a fricção, tornando os tecidos escorregadios demais.

É importante que qualquer pessoa que aplique massagem esportiva lembre-se que ela não serve como substituta dos exercícios de alongamento e aquecimento. A massagem deve ser um meio auxiliar destas atividades.

As técnicas da massagem esportiva não são diferentes das usadas para outras aplicações. A escolha da técnica mais eficaz depende da experiência e prática.

Os objetivos da massagem esportiva são:
(1) prevenção de lesões (que se concretiza pela manutenção de um comprimento em repouso ideal dos músculos);
(2) efeito benéfico duradouro para as lesões agudas e crônicas; e
(3) prevenção da dor.

Para assegurar que estes objetivos irão se concretizar, recomenda-se a adoção do seguinte regime:

(1) a massagem torna-se parte da rotina de treinamento. Ela é ministrada antes do aquecimento e ou tratamento, conforme a necessidade.
(2) Técnicas profundas são incluídas na rotina para os músculos, ligamentos e tendões que estejam vulneráveis; e
(3) massagem de condicionamento usando técnicas de pétrissage (amassamento) e tapotement (percussão).

Qualquer pessoa que tente aplicar qualquer técnica de massagem, deve compreender os efeitos esperados e as indicações para seu uso. Devem ser levados em consideração a idade e os estados psicológicos e físicos do cliente. Precauções de segurança e contra-indicações também devem fazer parte da linha de raciocínio para a seleçaão das técnicas. O tecido mole deve ser avaliado por observação e palpação para que seja detectada qualquer alteração. A avaliação objetiva da função, comprimento e força dos músculos, e mobilidade e amplitude das articulações, juntamente com um registro acurado dos locais dolorosos proporcionam informações relevantes.

A massagem será aplicada mais adequadamente como parte integrante de um programa terapêutico completo.

* Massagem Pré-evento


Para a promoção da velocidade, força e resistênci, e para evitar lesões, é razoável o uso da massagem para:
(1) romper aderências,
(2) aumentar a nutrição celular;
(3) aumentar a circulação e

(4) reduzir o espasmo muscular.

A duração ideal para a aplicação da massagem é de 20 a 30 minutos antes do aquecimento. A massagem não deve, em si, aumentar a temperatura central do corpo; entretanto, deve aquecer as partes do corpo que irão se beneficiar mais com o aquecimento e alongamento específico subseqüentes.

* Massagem para Lesões Esportivas

Embora seja preferível a prevenção, discutiremos o uso da massagem no tratamento das lesões agudas e crônicas.

* Lesões Agudas

Para as lesões ligamentares e tendinares, é preferível incentivar o desenvolvimento precoce de uma rede fibrilar ordenada.

A fibroplasia pode ser evitada mediante a inibição de uma reação inflamatória.
Lacerações ligamentares recentes respondem bem a fricções menos vigorosas aplicadas imediatamente, para que seja passivamente mantida a mobilidade no ligamento. Fricções transversais leves podem ser aplicadas quando os fibroblastos estão recém-formados, e antes que fiquem firmemente aderidos. Fricções profundas vigorosas são mais apropriadas nos casos de lacerações crônicas. Estes movimentos induzem o efeito atenuador da hiperemia ao aumentar a circulação sangüínea para a área, de modo que a substância P é destruída com maior rapidez. Em decorrência disso, a dor fica reduzida durante o tratamento, que habitualmente leva de 15 a 20 minutos, e por cerca de meia hora depois da massagem.

* Lesões Crônicas

Para a obtenção de efeitos terapêuticos, pode ser efetuado um alisamento profundo com os polegares trabalhando lado a lado ou um após o outro, objetivando a estimulação do fluxo da linfa e a indução da hiperemia nos tecidos mais profundos. Um cotovelo, um ou mais dedos, ou a parte cranial carnuda da palma da mão pode ter utilidade durante o deslocamento ao longo das fibras musculares. A massa dos tecidos do paciente e sua aceitação da técnica que está sendo aplicada determinarão a profundidade da massagem. Outros tipos de massagem e técnicas associadas que podem ter utilidade no tratamento das lesões esportivas crônicas são Cyriax, acupressão/Shiatsu.

Para o espasmo muscular, um suave alongamento após a aplicação de frio ou calor pode reduzir a dor. O alongamento de músculos lacerados apenas aumenta a dor, induz ao maior espasmo nas fibras musculares intactas e estabelece-se um ciclo adverso: mais espasmo leva a mais dor e a menos flexibilidade do tecido. Este ciclo pode ser interrompido pela massagem.

A sensibilidade muscular retardada é um fenômeno que ocorre mais freqüentemente após um exercício ao qual o indivíduo não está acostumado. O espasmo muscular tônico tem sido um achado comum, e em muitos casos de sensibilidade muscular retardata o tecido cojuntivo estava lesionado. Alguns experimentos clínicos descobriram que a massagem pode proporcionar uma recuperação mais rápida e gradual da sensibilidade muscular retardada, em comparação com a ausência de tratamento.

A massagem no tecido conjuntivo para lesões esportivas crônicas pode ser útil, porque esta técnica pode aliviar a dor e aumentar a microcirculação dos leitos vasculares. Para o tratamento das lesões esportivas, em que áreas musculares estão "presas", é provável que traç!oes longas e rasas do tecido conjuntivo sejam eficazes.

* Treinamento e Massagem Pós-evento

O lento alisamento dos tecidos moles e o amassamento dos músculos são dois movimentos amplamente utilizados. Estas técnicas são aplicadas durante 10 a 30 minutos para aumentar o relaxamento, tanto em sessões de treinamento como no dia de um evento. Os maiores ganhos relatados ocorreram na força. Também verificaram que as técnicas de massagem têm uma possibilidade duas a três vezes maior que o repouso, para a promoção da recuperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails