Páginas

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Massagem tira dores em pontos de gatilho



Os trigger points ativos causam dores musculares que se transferem para outras partes do corpo

Os pontos de gatilho, de acordo com o massoterapeuta Rodrigo Nora, são pontos dentro do músculo ou tendão que é hiperirritado. Esse ponto é dolorido, irradia e projeta dores para outras áreas no corpo e frequentemente provoca alterações no sistema autônomo, como um aumento de secreção de suor, frio, lágrimas, saliva e arrepios.

Esses pontos, conhecidos como trigger points, são pontos sensíveis que podem causar dores no corpo inteiro. Muitas vezes, longe do ponto de origem. “Esses pontos tensos e doloridos ficam adormecidos nos músculos, ligamentos, tendões, articulações e no esqueleto”, comenta Nora. Os trigger points podem causar vários sintomas na estrutura locomotora do corpo. Enxaquecas, torcicolo, tendinite, lombalgias, dores nos braços e nas pernas e dores no nervo ciático também podem ser provocados por eles.

Segundo Nora, os pontos de gatilho podem acontecer com todo mundo. “Muitos têm pontos de gatilho latentos, que não causam problemas, mas podem facilmente ser acionados. Pontos de gatilho ativos, que geram dores, são mais comuns em mulheres entre 30 e 50 anos, mas são encontrados em todas as idades e em homens também.” Um fator que pode ativar estes pontos doloridos são o sedentarismo ou trabalhos repetitivos. Pessoas que são ativas e alongam a musculatura tendem a ter menos risco de ativar esses pontos. “As regiões que podem apresentar pontos de gatilho com mais frequência são a parte superior do trapézio, manguito rotador, esternocleidomastóide, elevador da escápula, iliopsoas, quadrado do lombo e glúteo médio”, diz Nora.

São mais de mil pontos de gatilho no corpo humano, mas a maioria é rara. Talvez, por volta de 60 pontos apareçam com certa frequência. Nora afirma que cada ponto tem a sua área de projeção, que se repete em todos os seres humanos. As dores podem variar entre muito leve e muito forte e podem complicar os movimentos, como em uma crise de torcicolo, por exemplo.

De acordo com o massoterapeuta, as dores provocadas por trigger points são normalmente profundas e contínuas, aumentam e melhoram dependendo da tensão do ponto. Como as dores são, muitas vezes, encontradas longe do ponto de origem, um ponto de gatilho ativo no glúteo pode gerar, por exemplo, dores na perna; um ponto entre as escápulas pode gerar dor de cabeça. As dores podem piorar ou melhorar dependendo da posição e do movimento do músculo. Descansos rápidos normalmente aliviam as dores. Já os descansos longos, como uma noite de sono, podem piorar.

Nora explica que a massagem para os pontos de gatilho começa com deslizamentos leves para preparar o músculo. Depois, são usadas técnicas para remover o ponto. Usam-se pressões, alongamentos e movimentos de torções leves na musculatura. Em muitos casos, as pessoas têm dores durante anos sem saber a causa do incômodo e estas dores são retiradas em uma única sessão de massagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails