Páginas

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Rolo de auto-massagem... Importante para a rotina dos corredores?




"O passado mês de Janeiro foi dedicado aos tratamentos de fisioterapia para recuperação e, logo na primeira sessão, foi-me aconselhada a utilização de um rolo de auto-massagem de forma a poder, em casa, fazer massagem à minha banda iliotibial. Muito sinceramente, esta coisa de auto-massagem com rolo era coisa de que ainda não tinha ouvido falar muito (a não ser, numa breve conversa, com o meu colega de equipa e de blog bluesboy), pelo que estava curiosa e algo reticente mas afinal... Que rolos são estes?

Tratam-se de rolos mais ou menos compactos destinados a podermos incluir, nas nossas sessões de alongamentos, exercícios de auto-massagem no sentido de poder potenciar a recuperação muscular e diminuir a ocorrência de lesões. No meu caso concreto e com vista à recuperação plena, comecei a utilizar este rolo de auto-massagem (o que utilizo é o preto da imagem) diariamente na zona da banda iliotibial. Basicamente, a auto-massagem nesta zona consiste em deitar a perna afectada/lesionada sobre o rolo e fazê-la rolar, no meu caso, durante um período entre 5 a 7 minutos (vejam no segundo vídeo partilhado abaixo a exemplificação deste exercício, em torno dos 1min20seg, na parte em que se referem os exercícios específicos para a IT Band). Para os estreantes nestas andanças e no caso de estarem lesionados, devo dizer que não se trata de uma massagem de spa. Longe disso! Fruto de terem o vosso grupo muscular afectado, irão sentir dor quando fizerem a auto-massagem mas pensem... É por uma boa causa e resulta! Acreditem que sim! No caso específico deste modelo de rolo de auto-massagem, ele possui diferentes zonas que permitem simular massagem que é feita usando a palma da mão ou os dedos.

Este vídeo introdutório mostra resumidamente algumas das potencialidades deste rolo para realização de auto-massagem em diferentes partes do corpo pois ele está longe de poder ser apenas utilizado no tratamento do síndrome da banda iliotibial. Ele é muito útil, não apenas para situações de lesão, mas pode ser utilizado na nossa rotina de treino com vista à melhoria dos nossos grupos musculares e auxiliar na sua recuperação após a realização de esforço físico.

Deixo-vos ainda mais um vídeo em que são demonstrados alguns exercícios para diferentes grupos musculares que poderão ser feitos por todos facilmente em vossa casa, após o treino.

No que toca a locais onde podem ser encontrados estes rolos de auto-massagem à venda... Quando precisei de comprar um no início da fisioterapia, deambulei pelos locais habituais (Decathlon e Sport Zone, mais concretamente) e não encontrei nada. Existe a possibilidade de comprar estes rolos via Internet (na Amazon, por exemplo) mas dado que necessitava do rolo com uma certa rapidez, acabei por comprá-lo noGabinete da Fisioterapia no Desporto. No entanto, tenho conhecimento de que esta marca em concreto é também vendida na zona de desporto do El Corte Inglés e que existe o rolo de auto-massagem disponível em dois tamanhos diferentes. 

Espero que este post vos tenha sido útil e agora digam de vossa justiça: o rolo de auto-massagem já faz parte da vossa rotina desportiva ou ainda são totais desconhecidos?

Bons treinos e boas corridas!

Fiona
http://corremaisrapido.blogspot.com.br/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails