Páginas

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

O tratamento com a massagem ajuda a suportar a dor da lesão


A influência da massagem na circulação ajuda muito a aliviar a dor após acidentes e lesões. 

No caso de lesões graves, a dor pode ser maior no estágio de recuperação do que imediatamente após o acidente e costuma estar associada ao retorno do movimento. 

Massagear vigorosamente o membro oposto ao que foi lesionado, ou os membros inferiores, no caso de lesão da parte superior do corpo, alivia a pressão sem comprometer os processos de cura. Uma lesão causa descontinuidade do tecido, interrompendo o funcionamento normal. A dor atrai atenção para o local do ferimento a fim de desestimular movimentos que gerem inflamação. O aumento da circulação no tecido lesionado é responsável pelo inchaço, que também ajuda a imobilizar o ferimento. A inflamação aumenta a temperatura local, o que ajuda a remover debris celulares da ferida. 

O tratamento de massagem apropriado ajuda a modificar essas reações, de forma que os sofrimentos sejam mais fáceis de suportar e a cura venha mais rápido. O sangue atraído para uma lesão é mais espesso que o normal, pelo aumento da atividade dos glóbulos brancos. O sistema linfático também é mobilizado a fim de fornecer um desinfetante aquoso que protégé o corpo de qualquer contaminação externa. 

Não é recomendável reduzir o inchaço artificialmente, pois na sua composição há elementos que curam. Elevar a parte lesionada acima da altura do coração costuma tornar o estado de congestionamento muito mais tolerável; enquanto isso, manobras suaves da massagem, acima e abaixo do ferimento, são úteis para manter o funcionamento eficaz do sistema de drenagem. 

Adaptado de Guia completo e ilustrado de massagem 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails