Páginas

domingo, 6 de janeiro de 2013

Massoterapia Cientifica


MASSOTERAPIA CIENTIFICA – 200 ANOS DE TRADIÇÃO.

Este ano a massoterapia completa 200 anos de estudos, história e com formato cientifico. Tal data, não pode passar sem que prestemos nossos devido respeito e mérito. Muitos profisisonais e estudantes não sabem ,mas foi em 1813, que os primeiros passos da massoterapia para tornar-se ciência começou.

Através do estudioso ,ginasta e pesquisador Perh Henrique Ling, um esgrimista e desportista que após sofrer uma lesão no braço foi tratado por técnicas de fricções e deslizamentos por um Francês que era um “terapeuta ,oriundo da escola de Ambrosio Paré, que trabalhava com uma espécie de “arte estranha,” mencionado pelos médicos da época, porém ,essa poderosa arte foi descrita e estudada por Ling. Ele não sabia, mas o terapeuta francês conhecia uma arte transmitida de terapeuta para terapeuta iniciada por Ambrosio Paré desde 1520,com raízes ainda mais antigas.

As bases da massoterapia eram trazidas desde os antigos povos como: Sumérios, Acádios  Egípcios  Chineses, Indianos e principalmente Gregos; Entretanto, foi com Ambrosio Paré, cirurgião barbeiro e o primeiro a trabalhar com correções posturais e lançar novas visões sobre as técnicas manuais e ortopédicas que a massoterapia ganharia as suas ferramentas,ou seja, as manobras básicas.

Acredita-se que em 1535 Paré tenha compilado as nomenclaturas básicas da massagem, onde 300 anos após, com P.H. Ling na Suécia estaria formatando um conjunto de movimentos que serviriam como as bases cientificas do que seria chamado de massoterapia ou Terapia por massagem.

Voltando para Estocolmo, Ling iniciou os treinos em 1809 e teve tamanho interesse pela massagem que estudou e compilou o método ,levando-o para o ginásio e treinando com os desportistas. Com apoio de fisiologistas estudou as formas e métodos e chamou de “ginastica médica”. Após a composição dos estudos e manobras, chamou de ginastica passiva, o que ficou conhecido por Massagem clássica , ou massagem médica e ainda, sistema de ginastica e massagem médica de Ling.

P.H.Ling em 1813, logo fez vários discipulos que acreditavam e desenvolviam a massagem de forma correta. Em pouco tempo a massagem cresceria no mercado mundial ,entretanto sua prática deveria ser confirmada pelos médicos, onde passou a ser avaliada. Um dos maiores contribuintes para a nova arte e ciência foi o Dr. Tomaz Muzger, que passou a utilizar a massagem e respaldá-la como terapia em 1860.

Por não existir métodos de comprovações cientificas as técnicas de massagem ficaram à margem, pois os médicos sabiam que promoviam efeitos benéficos, entretanto, não conseguiam compreender como eles se davam, por este motivo a massagem caiu em esquecimento durante quase 60 anos, reaparecendo no inicio do seculo XX, com as confirmações e pesquisas do Dr.John Mennel do hospital de St Thomas.

A partir das confirmações dos efeitos fisiológicos a arte e ciência da massoterapia ganharia nova visão, elevando a massagem como “remédio manual” para saúde. No período entre guerras a massoterapia ficou estagnada e cresceu apenas no universo da Alemanha, onde diversos naturopatas conheciam a visão de saúde integral. Enquanto que na Grã –bretanha, Filandia, Suécia, França, Holanda e EUA , novas tecnicas de massagem surgiriam sendo chamadas de métodos especiais. O ponto culminante aconteceu em 1960,quando a massoterapia entraria em modificações e com respaldo cientifico.

Desde 1980, a Massagem cientifica pertence a Medicina manual e possui formação superior em diversos países e com grupos e entidades de representação.


ABRAMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails