Páginas

terça-feira, 11 de maio de 2010

Musculação e fibromialgia


EXERCICIO E FIBROMIALGIA

A fibromialgia é um tipo de artrite reumatóide que pode ser definida como uma síndrome dolorosa crônica não inflamatória, caracterizada pela presença de dores difusas pelo corpo e sensibilidade a palpação em determinados sítios de pontos dolorosos ou tender points, onde a maioria dos pacientes com diagnóstico de fibromialgia, apresentam fadiga generalizada, distúrbios do sono, mudanças no humor, limitações às atividades cotidianas e limitações ao exercício físico.

Atualmente nos Estados Unidos, a fibromilagia é a segunda doença mais diagnosticada nas clínicas e centros de reabilitação, mostrando que aproximadamente 90% destes casos são extremamente relevantes em mulheres em uma faixa-atária entre 20 e 40 anos, acentuando-se em mulheres de meia idade. Apesar desta prevalência, os diagnósticos não descartam o surgimento da doença em adolescentes e idosos.

ETIOLOGIA

Embora diversas teorias existam, os mecanismos fisiopatológicos da fibromialgia não estão bem esclarecidos, logo abaixo estão relacionados os distúrbios onde estudos apresentam praticamente os mesmos resultados.
- Diminuição do fluxo sangüíneo cerebral
- Diminuição dos níveis de serotonina
- Aumentos da substância P, que está relacionada ao quadro de dor.
- Diminuição do hormônio de crescimento e das somatomedinas onde estas estão extremamente envolvidas com o sono reparador.
- Baixa produção de cortisol

SINTOMAS

Apesar da fibromilagia se apresentar com difícil diagnóstico, devido sua etiologia permanecer um mistério, onde vários fatores poderão desencadeá-la, alguns sintomas se apresentam bem definidos da literatura, sendo estes diversos e em uma escala de severidade ao paciente.

As queixas mais comuns são dores musculares difusas, rigidez generalizada, fadiga e delibitação, onde mantém certa dificuldade de se manterem fisicamente ativos e consequentemente experimentam uma diminuição considerável da saúde e qualidade de vida, podendo em situações mais severas, serem incapazes de manter funções profissionais ou até executar atividades de vida diária.

Abaixo os sintomas relacionados com mais freqüência relatados pelos pacientes:
- Dores generalizadas
- Fadiga extrema
- Sono não reparador
- Pontos dolorosos no corpo
- Desordem no controle da ansiedade e depressão
- Apnéia do sono
- Rigidez muscular generalizada
- Percepção a dor aumentada.
- Desordem gastrointestinal
- Aumento da sensibilidade

DIAGNÓSTICO

Não há um diagnóstico preciso para caracterizar a fibromialgia, a Faculdade Americana de Reumatologia em 1990 conclui que seu diagnóstico pode ser feito por históricos de dores musculoesqueléticas difusa, onde esta ocorre no período de mais de 3 meses com a combinação de 18 pontos doloridos pelo corpo.

TRATAMENTO

Atualmente não há nenhuma cura especifica para a fibromialgia, tratamento medicamentoso, acumpultura, massagem, nutrição apropriada e exercício regular, podem ajudar a melhorar a qualidade de vida, sendo o exercício na opinião de peritos ligados a área da saúde, o mais eficaz tratamento.

EXERCÍCIO FÍSICO

O exercício físico tem se mostrado de acordo com muitos estudos atuais sobre fibromialgia, a maneira mais eficiente de melhorar a qualidade de vida dos pacientes com diagnóstico de fibromilagia.

A recomendação do ACSM( Colégio Americano de Medicina do Esporte) e do Colégio Americano de Reumatologia, é que o paciente deve aprimorar seu condicionamento aeróbio, melhorar sua força e melhora sua flexibilidade.

As pesquisas indicam que um programa corretamente projetado que acrescente, trabalho aeróbio, flexibilidade e treinamento com pesos podem melhorar significativamente os sintomas que envolvem a fibromialgia, entretanto prescrições de exercícios mal elaboradas podem agravar o estado de sensibilidade a fibromilagia.

BENEFICIOS DOS EXERCÍCIOS PARA PACIENTES CLINICAMENTE COMPROVADOS COM DIAGNÓSTICO DE FIBROMIALGIA.

- saúde e aptidão física melhorada.
- controle do peso corporal
- capacidade de trabalho muscular melhorada
- melhora da habilidade
- melhora na qualidade do sono
- maior tolerância a dor
- diminuição do estado de cansaço
- melhora o nível de stress
- atua como antidepressivo natural
- melhora as atividades cotidianas

Após o diagnóstico confirmado de fibromialgia e a liberação de seu médico a prática de exercício físico, procuro procurar academias que possuam profissionais capacitados.

Prof. Márcio Garcia – Fisiologista do Exercício

By Portal do Judô ⋅ julho 2, 2009

2 comentários:

  1. tenho sindrome da fibramialgia e artrite reumatóide leve.Mas acho que o meu quadro eatá evoluindo muito rápido pois tenho a impressão que meus ossos são de fogo e tenho vermelhoes nas juntas .beta.velasquez@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. SOU PORTADORA DE FIBRAMIALGIA E ARTRITE REUMATÓIDE HÁ 2 ANOS NÃO SUPORTO MAIS já fiz varios tratamentos e acho que cda vez estou piorando inclusive estou desesperada e chorando de tanta dor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails