Páginas

domingo, 1 de novembro de 2009

Massagem para atletas

Todos os atletas devem ser massageados pelo menos uma vez por semana. A massagem é benéfica, porque ajuda a extrair a quantidade de ácido láctico que se vai acumulando nos músculos com os variados esforços que o atleta se vai submetendo ao longo da semana.

Para facilitar o manejar das mãos na massagem, deve usar creme especiais ou produtos oleosos de fácil remoção. Não se devem empregar pomadas, uma vez que vão obstruir a passagem do ácido láctico e consequentemente a respiração.

Nas provas por etapas, os atletas devem ser massageados assim que acabam de tomar uma ducha e de fazerem os exercícios de alongamentos musculares. Evite a massagem depois das refeições. Só em casos em que não haja tempo de fazê-lo antes da refeição.

Para os ciclistas ,cada atleta deve ser submetido à pelo menos 45 minutos de massagem e pelos menos ½ hora para os músculos das pernas, começando pelos músculos flexores e depois os gêmeos e não esquecendo a sola dos pés.

Começar lentamente sempre no sentido do de baixo para cima, deixando de comprimir lentamente na mesma proporção que se iniciou.

Não se devem massagear os atletas antes das provas, porque nesse caso só os músculos é que estão quentes, enquanto os outros órgãos estão frios. Aconselha-se um bom aquecimento de maneira a aquecer todos os órgãos ao mesmo tempo.

A massagem traz vários benefícios para o organismo: relaxamento dos músculos tensos, alívio da dor muscular, melhora da circulação sanguínea, além de ser um instrumento importante no combate ao estresse, tão comum no mundo moderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails